Literatura lusófona em destaque em eventos internacionais

A literatura lusófona terá uma participação ativa em festivais internacionais agendados até ao final do ano. O tema da Feira do Livro de Gotemburgo, na Suécia, o principal evento literário na Escandinávia, é a literatura africana. O evento que decorrerá de 23 a 26 de setembro contará com a presença dos moçambicanos Mia Couto e Paulina Chiziane e do angolano Ondjaki, que em 2008 foi laureado com o prêmio Grinzane for Africa como jovem autor africano do ano. O escritor luso-sueco Miguel Gullander, autor de Perdido de volta (publicado em Portugal e no Brasil), também tem presença garantida. A feira de Gotemburgo deverá receber 100 mil visitantes.

No mesmo período, acontecerá o Festival Internacional de Literatura de Berlim, na Alemanha. Entre 15 e 25 de setembro, mais de 20 autores lusófonos marcarão presença. Entre os brasileiros, destacam-se Milton Hatoum, Paulo Lins ou Nélida Piñon. Marina Colasanti, autora do livro Minha guerra alheia a ser publicado em breve pela editora Record, cujo trecho poderá ser lido em primeira mão na edição de lançamento da Pessoa, também estará presente.

A África lusófona será representada no Festival pelo angolano José Eduardo Agualusa, o moçambicano Mia Couto e a luso-são-tomense Grada Kilomba, autora de Plantation memories, publicado em 2008 na Alemanha. De Portugal irão António Lobo Antunes, que em 2009 publicou Que cavalos são aqueles que fazem sombra no mar?, Pedro Rosa Mendes, Alice Vieira e Paulo Teixeira.

Na Feira do Livro de Frankfurt, o principal evento mundial do setor editorial, o país convidado de 2010 é a Argentina. Para a edição desse ano, que decorrerá de 6 a 10 de outubro, são esperados 7 mil expositores de mais de 100 países, que devem atrair mais do que os 290 mil visitantes da feira em 2009. Cerca de 70 expositores brasileiros e 14 portugueses estarão presentes. Em 2013, o Brasil será o convidado do evento, repetindo a homenagem que recebeu em 1994. Na época, o Brasil foi o primeiro país da América Latina a ganhar espaço exclusivo. Em 1997, Portugal foi o tema central da feira.

 

da revista Pessoa

30.09.2010 | by martalanca | Literatura lusófona