Kiluanji Kia Henda expõe na Polónia, Suiça e Itália

A exposição “After Year Zero” inaugura a 12 de Junho, no Museu de Arte Moderna de Varsóvia. Conta com a participação do artista Kiluanji Kia Henda. É a segunda parte de um projecto curatorial com a instituição Haus der Kulturen, Berlim, que reflete sobre o período de descolonização após 1975, através de vários meios artisticos, como o video, fotografia, pintura e instalação.

Redifining the powerRedifining the power

Henda apresenta um tríptico fotográfico do trabalho “Redifining Power” (com a colaboração de Miguel Prince), parte integrante da série “Homem Novo”. As imagens exploram o poder da representação na esfera pública, quando um personagem vivo se torna uma escultura e se apropria de pedestais deixados vazios no passado colonial. Com curadoria de Annett Busch e Anselm Franke, a exposição, que será documentada e publicada em livro, interroga a construção da história como narrativa, e as discussões em torno do termo “Universalismo”, utilizado para sustentar imaginários na política e na construção da ordem global.

Outros artistas presentes na exposição (concebida e desenhada desde há 3 anos em oficinas de arte e discussões em cidades como Algiers, Dakar, Paris e Joanesburgo) são: John Akomfrah, Kader Attia, Balufu Bakupa-Kanyinda, Kudzanai Chiurai, Jihan El-Tahri, Theo Eshetu, Yervant Gianikian e Angela Ricci Lucchi, Ruy Guerra, Walter Heynowski and Gerhard Scheumann, Małgorzata Mazurek, Sana na N’Hada, Daniel Kojo Schrade, para citar alguns. O trabalho de Kiluanji Kia Henda é destacado pelos curadores como “uma linha de voo em direção a um futuro que deverá ser inventado, mais do que esperado”.

 

Escultura em Zurique

Kiluanji Kia Henda foi convidado para o Festival de Arte Pública AAA (ART ALTSTETTEN ALBISRIEDEN) em Zurique, Suíça, que começou a 13 de Junho. Áreas específicas da cidade recebem intervencões de cerca de 30 artistas que criam, questionam e reflectem sobre o habitat urbano e desdobram as meta-narrativas reais ou mágicas latentes nesse mesmo espaço.

Kiluanji Kia Henda apresenta a escultura “The Palace of Abstract Power” (2014), instalada numa peculiar zona da cidade, trabalho anteriormente concebido no deserto, em Sharjah. O artista angolano foi selecionado com Wolfgang Laib e Olaf Nicolai para uma parte do programa ligado à Arquitectura Utópica, visto trabalharem em designs de estruturas originais, que não se prendem a uma tradição histórica, na linha de intersecção com a escultura. Os dois bairros de Zurique que vão receber as intervenções e dão nome ao programa - Albisrieden e Altstetten - são de facto duas zonas de grande importância para a cidade no que toca à arte. Ali fica a conceituada escola de estudos artísticos F + F, que ocupa uma antiga fábrica e onde centenas de artistas produzem trabalho e organizam programas menos usuais. Trata-se também de zonas muito significativas em termos arquitetónicos, com obras construídas no período da Segunda Guerra mundial. O grande cemitério Eichbühl, datado de 1968, nesta parte Oeste cidade, será a área de intervenção para os artistas referidos.

 

Florença

A exposição ReSignifications, até agosto, no Museu Bardini em Florença, Itália. Trata-se de uma mostra coletiva sobre a tradição “Blackamoor” – (Mouro negro), na cultura Ocidental. Depois da presença da cultura Mourisca na Europa, durante séculos, este tipo de arte ornamental, nasceu de todo um conjunto de diálogos, cruzamentos, migrações e exilios que compuseram o espírito dessa época. A exposição pega em imagens históricas da coleção New York Univesity’s Villa La Pietra, e coloca-as em justaposição e contraste com trabalhos contemporâneos de artistas que refletem sobre as narrativas e construções em torno da iconografia do Corpo Negro.

Kiluanji Kia Henda para esta exposição, e na sequência do tema, apresenta fotografias do projeto “Auto-retrato como Homem Branco”, que se debruça sobre a presença africana na Europa. O artista angolano foi convidado também, no final de Maio, como orador na conferência “Black Portraitures II: Imaging the Black Body and Re-staging Histories,” associada à exposição. A conferência, organizada pela Universidade de Nova Iorque (NYU) e pela Universidade de Harvard, juntou várias artistas e estudiosos para discutir o papel histórico e contemporâneo da fotografia, arte, filme, literatura e música, no que se refere à imagem do corpo negro no Ocidente, e o seu desenvolvimento até aos dias de hoje.

 

Informação útil acerca da exposições:

 

“After Year Zero”

 (de 12 Junho até 23 de Agosto 2015) 

Local: Museum of Modern Art Warsaw
ul. Emilii Plater 51, Varsóvia

 

Mais info: http://artmuseum.pl/en/wystawy/after-year-zero

 

Festival de Arte Pública AAA: ART ALTSTETTEN ALIBISRIEDEN

(13 de Junho a 13 Setembro de 2015) 

Local: F+F-Schule
Flurstrasse 89
8048 Zürich

Mais info: https://www.stadt-zuerich.ch/ted/de/index/oeffentlicher_raum/kunst_oeffe...

 

ReSignifications

(de 30 Maio a 29 de Agosto de 2015)

Local: Museu Stefano Bardini

Via dei Renai, 37, 50125, Firenze

Mais info: http://www.blackportraitures.info/?page_id=594

13.06.2015 | by martalanca | arte comporânea, escultura, exposição, kiluanji kia henda