IV Mostra Internacional de Cinema na Cova

Organizada pelo Coletivo Nêga Filmes, em parceria com a Associação Cultural Moinho da Juventude, acontece, desde 2016, e durante o KOVA M FESTIVAL, a MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA NA COVA: ÁFRICA E SUAS DIÁSPORAS.
Estamos indo para a IV Edição em 2019, e seguimos na intenção de dar visibilidade a uma produção audiovisual que não alcança as salas comerciais de cinema em Portugal, realizada por cineastas negras e negros da contemporaneidade, tanto de África, quanto das diásporas.


O KOVA M FESTIVAL, que recebe a MOSTRA, foi criado em 2012, por jovens moradoras e moradores da Cova da Moura, a fim de incentivar a produção cultural e a inclusão social na região, através da arte e do desporto, à população africana e afrodescendente que vive em Portugal e demais interessadas e interessados.
Ao final de cada sessão, temos um espaço para conversar sobre as obras exibidas, com profissionais das artes da cidade de Lisboa e arredores. Desde a sua primeira edição, a MOSTRA tem possibilitado um interessante encontro entre África, Europa e Américas, trazendo para a Cova da Moura filmes importantes para/por/sobre essas populações.
A programação da MOSTRA DE CINEMA NA COVA é totalmente gratuita para as pessoas que acompanham as atividades do Festival, algo que somente é possível graças ao trabalho comunitário e de mutirão de moradoras e moradores do bairro e arredores.
Neste ano de 2019, a MOSTRA DE CINEMA NA COVA irá acontecer entre os dias 25 e 27 de julho, e faremos uma singela homenagem aos 50 anos do FESPACO (FESTIVAL PAN-AFRICANO DE CINEMA E TELEVISÃO DE OUAGADOUGOU). E somado a esta seleção, vamos ter também a projeção de uma coletânea de curtas-metragens realizados na contemporâneidade desta nossa época.
CURADORAS DE 2019
- Professora Doutora Edileuza Penha (Universidade de Brasília/Brasil - Mostra Audiovisual Adélia Sampaio)
- Professora Doutora Luzia Gomes Ferreira (Universidade Federal do Pará/Brasil - Xirê da leitura: mulheres negras grafando memórias em letras de poesia - Nêga Filmes Produções/Portugal)
- Professora Doutora Maíra Zenun (Nêga Filmes Produções/Brasil/Portugal - INMUNE).

Coordenação e Produção da Mostra: Flávio Almada

25.07.2019 | by martalanca | Mostra Internacional de Cinema na Cova