Guiné-Bissau: campanha de angariação de fundos para a edição de documentário

Os responsáveis pela produção do documentário “Os donos do chão”, sobre as lideranças tradicionais na Guiné-Bissau, lançaram na passada semana uma campanha de angariação de fundos tendo em vista a viabilização do projecto. As contribuições, de qualquer valor, são feitas através da internet.

Os Donos do Chão (Pedro Mesquita)Os Donos do Chão (Pedro Mesquita)

Com argumento e produção de José Carlos Marques e realização de Pedro Mesquita, “Os donos do chão” acompanha a história de Mamadu Camará, o jovem régulo de Cadique Nalu. Com apenas 39 anos, foi escolhido pelos seus irmãos mais velhos para suceder ao seu pai, Aladje Salifo Camará, falecido em Janeiro de 2011. Mamadu foi apanhado de surpresa, mas acabou por aceitar a decisão.

O filme pretende mostrar o seu percurso antes da cerimónia de “empossamento” e a sua nova vida como líder da comunidade. Ao mesmo tempo, ele traçará os retratos de outros líderes tradicionais da região, dos ‘homens grandes’ e das populações do sul da Guiné.

A história de Mamadu Camará é um exemplo do tempo de mudança que se vive no país. Após uma fase em que o poder central apoiou os regulados como forma de governação de populações habituadas a viver com escassos apoios de Bissau, assiste-se hoje, de novo, à perda de influência dos régulos.

Cadique Nalu é uma tabanca integrada no Parque Natural de Cantanhez, no sul da Guiné-Bissau. É uma zona de terras férteis, em que a agricultura e a pesca são as actividades primordiais, mas permanece isolada e com o seu desenvolvimento constrangido pela falta de vias de comunicação.

Com o apoio da ONG AD - Acção para o Desenvolvimento, o documentário cumpriu já a sua primeira fase de produção, com as primeiras rodagens, em Maio de 2011. A angariação de fundos diz respeito à segunda fase da rodagem, a fazer em 2012: custos com viagens, equipamento de filmagem e estadia da equipa na Guiné-Bissau. As contribuições podem ser feitas através do portal indiegogo e os apoiantes podem escolher, em função do contributo dado, o que desejam receber em troca.

No site do filme é já possível ver algumas das imagens recolhidas.

01.04.2012 | by herminiobovino | documentário, Guiné Bissau