Curto e Grosso - Episódio XII - Amor jamais é velho


De Nástio Mosquito & Vic Pereiró

web

25.07.2013 | by herminiobovino | angola, Luanda, performance, videoarte

Performance e exposição de video-arte - Galeria ZeropointArt, Mindelo

Performance de dança contemporânea: “Ao caírem as abas”
Grupo Mogno
Intérpretes-criadores: Aline Brasil, Anna Behatriz Azevêdo e Jeferson Leite (músico).
Adaptação com interprete criadora anna behatriz azevêdo
Goiânia/Goiás/Brasil
Horário: 19h30
Dia: 15 de março
Local: galeria zeropointArt
Mindelo - Cabo Verde

“Ao caírem as abas” é um trabalho artístico que articula dança e música em cena. Tem como referência central o conto “Cadeira” de José Saramago, de onde foi feito um recorte temático que gira em torno da idéia dos “coleópteros” (pequenos insetos que se instalam dentro de objetos de madeira e canais por onde transitam, vivem e sobrevivem). Uma das reflexões importantes dentro do processo está na questão desses “coleópteros” habitarem uma cadeira durante anos sem serem notados e, a sua presença ser apenas percebida a partir do momento em que a cadeira não mais suporta a sua estrutura corroída, e cai”.

O Grupo Mogno nasceu em 2011, a partir do diálogo entre três artistas para a concepção de um trabalho que vinculasse dança e música em cena: a artista plástica e bailarina Anna Behatriz Azevêdo, a bailarina Aline Brasil e o músico Jeferson Leite. O primeiro trabalho do grupo é intitulado “Ao caírem as abas” e tem como mote de criação a imagem, o movimento e a música. A improvisação é uma das ferramentas utilizadas pelos artistas, que já apresentam uma trajetória própria de estudos e pesquisas dentro desta concepção.

Exposição de videoarte: “O que coso, carne quebrada… entre o que se sabe e o morto”. (Intermitência).
Artista: Anna Behatriz Azevêdo.
Goiânia/Goiás – Brasil.

“No pulsar intermitente existimos e, ao fim, esvaziamo-nos. Passamos, então, a preencher lugares enquanto a nossa ausência puder reverberar noutros corpos vivos. A ausência se faz num instante e, em seguida, preenche todos os espaços, tornando-se quase matérica à medida que o tempo passa.” Manoela dos Anjos Afonso.
Horário: 20h30.
15 de Março – Zeropointart

web

14.03.2013 | by herminiobovino | dança contemporanea, Mindelo, performance, videoarte

Prémio Fundação PLMJ de Vídeo-arte da CPLP

Concurso aberto a artistas da CPLP

A Fundação PLMJ, instituída pela sociedade de advogados PLMJ – A.M. Pereira, Sáragga Leal, Oliveira Martins, Júdice e Associados e sedeada em Lisboa, apoia a arte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) através do desenvolvimento de uma colecção, da organização de exposições, da edição de livros e da realização de outros projectos. Neste âmbito, a Fundação PLMJ, em colaboração com o Instituto Camões, promove o Prémio Fundação PLMJ de Vídeo-arte da CPLP, com periodicidade anual, mediante o lançamento de um concurso aberto a artistas nascidos ou residentes na CPLP (excepto Portugal), nomeadamente Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Para concorrer ao Prémio Fundação PLMJ de Vídeo-arte da CPLP, os interessados deverão enviar uma obra em suporte DVD (duas cópias devidamente identificadas) para os Centros Culturais do Instituto Camões na CPLP até ao dia 15 de Abril de 2012, acompanhada da seguinte informação em suporte CD: título e data da obra; ficha técnica da obra; memória descritiva da obra; CV; morada, número de telefone e endereço electrónico. Os elementos constantes da candidatura (DVD e CD) não serão devolvidos aos concorrentes.

A Fundação PLMJ premiará uma obra com a respectiva aquisição no montante de 2.500 euros. A Fundação PLMJ compromete-se a apresentar essa obra na próxima exposição dedicada à arte da CPLP organizada pela Fundação PLMJ no seu espaço expositivo em Lisboa, bem como noutros projectos promovidos pela Fundação PLMJ.

A Fundação PLMJ notificará, por correio electrónico, o autor da obra premiada até ao dia 30 de Junho de 2012. A Fundação PLMJ reserva-se o direito de não atribuir o prémio se concluir pela inexistência de obras que preencham os requisitos de qualidade conformes com as exigências deste concurso. Das decisões da Fundação PLMJ não caberá recurso, sendo sempre e em qualquer circunstância definitivas.

Para esclarecimentos, contactar Ana Cristina Ramos ou Joaquim Caparica através dos endereços de correio electrónico anacristina.ramos@plmj.pt e jcaparica@instituto-camoes.pt ou dos telefones +351 210964103 e +351 213109145.

26.02.2012 | by martalanca | CPLP, videoarte

“Arte Vídeo em Trânsito – I Mostra Lusófona de Vídeo Arte”

1 OUTUBRO – 31 OUTUBRO

Chamada para recepção de obras!

 

A Arte Projectada - Actividades para a área dos audiovisuais (Portugal), encontra-se a organizar uma Mostra de Vídeo Arte Lusófona (Arte Vídeo em Trânsito – I Mostra Lusófona de Vídeo Arte), tendo como principal objectivo a cooperação lusófona na promoção cultural e artística e a criação de sinergias entre os diversos agentes promotores de cultura.

Procura com esta Mostra, lançar o debate de ideias resultantes do entrecruzar de diferentes abordagens ao tema “Reflexão em Viagem”, que desde logo suscita um olhar para o mundo, o olhar para o(s) outro(s).

 

Aqui pode consultar o Regulamento Geral e descobrir como participar.

27.09.2011 | by joanapires | arte, videoarte

OBRAS SELECCIONADAS Prémio Fundação PLMJ de Vídeo-arte da CPLP 2011

DOCKANEMA – Festival do Filme Documentário

Centro Cultural Brasil-Moçambique - Av. 25 de Setembro, nº 1728, Maputo

Entrada Gratuita

A parceria estabelecida entre a Fundação PLMJ e o DOCKANEMA – Festival do Filme Documentário, que se manifestou na mostra “25 Frames por Segundo em Moçambique - Vídeos da Colecção da Fundação PLMJ e de Artistas Moçambicanos”, apresentada em edições anteriores do festival, apresenta este ano a mostra dasOBRAS SELECCIONADAS DO PRÉMIO FUNDAÇÃO PLMJ DE VÍDEO-ARTE DA CPLP, incluindo a vencedora desta iniciativa: “Between Moment – Red, Green, Black”, de Berry Bickle.

O Prémio, promovido com o apoio do Instituto Camões, resulta do lançamento de um concurso aberto a artistas nascidos ou residentes em países membros da CPLP, com periodicidade anual. Através da mostra das obras seleccionadas, parte integrante da programação DOCKANEMA, a vídeo-arte marca novamente presença no festival. O programa, a ser visionado no dia 13 de Setembro, inclui as obras “Lusoviventes”, de Fabiano Jota (Brasil),  “Between Moment – Red, Green, Black”, de Berry Bickle, “Dois Duas”, de Mariana Carrilho, “Fazer a Mala”, de Maimuna Adam, “80.000”, de David Aguacheiro e “Angústia”, de Mário Macilau (Moçambique).

A Fundação PLMJ, instituída pela sociedade de advogados PLMJ, A.M. Pereira, Sáragga Leal, Oliveira Martins, Júdice e Associados, em Lisboa, é uma das mais importantes instituições culturais de natureza privada em Portugal. Activa ao longo da última década, a Fundação PLMJ constitui uma colecção de arte de artistas portugueses contemporâneos, programa o seu próprio espaço expositivo e organiza exposições, livros e outros projectos. Recentemente, a sua acção alastrou-se aos membros da CPLP, desenvolvendo a Fundação um acervo de obras de artistas da CPLP e promovendo e patrocinando múltiplos projectos.

 

O GLM – Gabinete Legal Moçambique, membro da PLMJ International Network, promove a actividade da Fundação PLMJ em Moçambique. A mostra das OBRAS SELECCIONADAS DO PRÉMIO FUNDAÇÃO PLMJ DE VÍDEO-ARTE DA CPLP prolonga a actividade da Fundação PLMJ no domínio da vídeo-arte a Moçambique, contribuindo para a divulgação deste meio de expressão no país e a divulgação de artistas moçambicanos a nível internacional.

 

O DOCKANEMA – Festival do Filme Documentário, este ano na sua 6ªa edição, exibe, de 9 a 18 de Setembro, mais de 80 filmes e diversas actividades culturais paralelas no Centro Cultural Franco-Moçambicano, Centro Cultural Brasil-Moçambique e no Teatro Avenida.

 

Para mais informações, contactar Rita Neves através do email ritaneves90@gmail.com ou do tlm. 827881852

Para mais informação sobre a Fundação PLMJ:  

 

Para mais informação sobre o DOCKANEMA:

http://dockanema.wordpress.com/

12.09.2011 | by martalanca | Dockanema, videoarte