danças no b.leza | COLÁ SAN JON

24 de Junho 22h | b.leza
workshop de dança – história de uma festa - prática - espaço para dançar

Convidados:Professor de dança: AIRES SILVA (Cabo Verde)
Narrador:
HAMILTON ROBERTO LIMA (Cabo Verde)
Percussão:
NIR PARIS (Cabo Verde)

Há uma festa muito especial em Cabo Verde é celebrada em vários pontos do arquipélago, mas tem maior expressão na Ilha de Santo Antão. Cheia de cores, de sons, de movimento… A Festa de San Jon.

A festa começa no dia 23 de Junho quando as pessoas vão buscar o Santo na capela da Ribeira das Patas e saem daí num grande cortejo, caminhando até a cidade de Porto Novo, dançando colá ao som dos tambores e apitos. Há jovens e velhos nesta peregrinação. Uns vão para cumprir as promessas, outros para homenagear o Santo. Outros estão lá para cumprir a tradição; assim andavam desde crianças. E a maioria faz o percurso para desfrutar a festa, para dançar, falar, rir, partilhar os momentos da grande alegria que acompanha esta celebração. Para além da figura do Santo, levam nos ombros os navios e as bandeiras. Nos pescoços tem rosários feitos de flores, midje ilióde, pão, mancarra, café verde. O som dos tambores não para mesmo durante os intervalos que os peregrinos fazem no caminho para comer e beber…

No próximo Domingo, vamos festejar San Jon no B.Leza. Vamos ouvir as recordações de um Santantonense a viver em Lisboa, Hamilton Roberto Lima e aprender dançar COLÁ SAN JON, ao ritmo dos tambores (música ao vivo: Nir Paris), com o Professor Aires Silva.

Após o workshop a festa continuara com os sons das melhores músicas africanas escolhidos pelo Calú Moreira.,

Cabo Verde em festa, parte II - COLÁ SAN JON

20.06.2012 | by martacacador | B.Leza, cabo verde, Santo Antão

Primeiro Encontro de Estudantes de Santo Antão em Portugal

Primeiro Encontro de Estudantes de Santo Antão em Portugal que terá lugar no dia 21 de Abril de 2012, na Casa do Alentejo, Rua Portas de Santo Antão, nº 58 [Em frente ao Café Mindelo - Rossio] entre às 9h00 e às 23h00.

Segue em anexo o programa e o cartaz da conferência e os respetivos painéis temáticos.

Sinopse - N.E.S.A.:
O N.E.S.A. Portugal - Núcleo de Estudantes de Santo Antão em Portugal - tem como objetivo prioritário fomentar o diálogo, a reflexão, a cooperação e a solidariedade entre jovens estudantes e investigadores de Santo Antão e as autoridades regionais e nacionais, visando a discussão descomplexada de questões fulcrais para o desenvolvimento da nossa ilha.

É ainda nosso objetivo, definir estratégias e planos de ação que vão de encontro com a nossa contribuição, direta ou indireta, no desenvolvimento de Santo Antão, enquanto quadros/cérebros, para além de constituirmos potenciais elos de ligação entre os estudantes e investigadores veteranos residentes em Portugal e os estudantes “caloiros” que todos os anos chegam para darem início aos seus percursos académicos.

É neste sentido que no Primeiro Encontro de Estudantes de Santo Antão em Portugal, subordinado ao tema “Santo Antão e a Integração na Economia Nacional – Que Oportunidades?”, debateremos questões tais como:
- Poder Local, a Descentralização e a Regionalização;
- Que modelos de turismo para Santo Antão;
- A Economia e a Justiça;
- O impacto da Cultura no Desenvolvimento de Santo Antão;
- A Educação e o regresso de quadros superiores à ilha natal e o Ensino Superior para Santo Antão.

Sob o lema: “Pensar Santo Antão”.
Apareça para juntos debatermos “Santo Antão e a Integração na Economia Nacional: Que oportunidades?”
Com a mais elevada consideração,
O Núcleo de Estudantes de Santo Antão em Portugal - [N.E.S.A. Portugal]

20.04.2012 | by herminiobovino | encontro de estudantes, Santo Antão