Homenagem a Rogério de Carvalho

CAE Sever de Vouga 28 JAN, 16H00
O Teatro GRIOT convida a Imprensa a estar presente na HOMENAGEM A ROGÉRIO DE CARVALHO que terá lugar no Centro das Artes do Espectáculo de Sever do Vouga no dia 28 de janeiro de 2024, em coorganização com a Câmara Municipal de Sever do Vouga. Na sequência do convite da direção artística do Centro das Artes do Espectáculo de Sever do Vouga endereçado ao Teatro GRIOT para estrear o espetáculo UMA CONFISSÃO SE QUISERES, produção do Teatro GRIOT com encenação de Rogério de Carvalho, consideramos oportuno, importante e urgente, agradecer e homenagear em vida o encenador que ao longo de 55 anos tem desenvolvido uma carreira singular que marca de forma indelével a história do teatro e de tantas/os artistas portuguesas/es e lusófonas/os, e o público. 
28 JAN | Alinhamento
16h00 — ESTREIA do espetáculo UMA CONFISSÃO SE QUISERES
17h20 - 17h40 — Pausa para café
17h45 — Intervenção do Exmo Senhor Diretor Geral das Artes, Dr. Américo Rodrigues
17h55 — Intervenção de Sua Excelência Embaixadora de Angola em Portugal, Dra Maria de Jesus dos Reis Ferreira
18h05 — Conversa com José Manuel Castanheira (arquiteto e cenógrafo), Tiago Bartolomeu Costa (programador cultural) e os atores Carla Miranda e Maria do Céu Ribeiro (As Boas Raparigas…) Emília Silvestre e Jorge Pinto (Ensemble – Sociedade de Atores), Teresa Gafeira (Teatro de Almada) e Zia Soares (Teatro GRIOT)
19h25 - Entrega da brochura de dedicatórias Rogério de Carvalho — o dono do tempo, ao encenador Rogério de Carvalho
19h45 - Encerramento

Confirmação de presença até 26 de janeiro para teatrogriot.producao@gmail.com
Estamos disponíveis para entrevistas presenciais ou online.

24.01.2024 | by martalanca | Rogério de Carvalho, teatro

Uma confissão se quiseres - Teatro Griot

Encenação: Rogério de Carvalho I Produção: Teatro GRIOT

CAE Sever de Vouga 27 JAN 21H30; 28 JAN 16H

O que vive abaixo da superfície da sujeição? A ausência de liberdade pode fazer morrer uma alma? A insubmissão surge como a única possibilidade de sobrevivência para Rose — uma menina que se descobre mulher e negra no contexto dos lugares estanques da escravidão. O espetáculo constrói imagens para presentificar um passado traumático, o discurso de Rose é fragmentário, atemporal, escapa à moralidade. Rose reencena o trauma em modo contínuo e obstinado, ora encarnado-o, ora espectadora de si mesma. I Texto: criação, seleção e montagem coletiva I Interpretação: Daniel Martinho, Zia Soares I Design de luz: Jorge Ribeiro I Música e Design de som: Xullaji I Cenografia e Figurinos: Neusa Trovoada I Fotografia: Joana Linda I Artwork: Neusa Trovoada I Cabelos: Zu Pires I Maquilhagem: Antónia Rosa I Produção: Teatro GRIOT Apoio: Palácio Baldaya/ Junta de Freguesia de Benfica, Polo Cultural Gaivotas Boavista.

19.01.2024 | by martalanca | Rogério de Carvalho, teatro griot

Posso saltar do meio da escuridão e morder

O que vive abaixo da superfície da sujeição? A ausência de liberdade pode fazer morrer uma alma? A insubmissão surge como a única possibilidade de sobrevivência para uma mulher, que se descobre mulher e negra no contexto dos lugares estanques da escravatura. O percurso do espectáculo é afinal uma provação como via para a consciência. Entre o imaginário, o simbólico e o real, Daniel, Gio e Zia avançam em direcção à lucidez - na 1ª pessoa, na 3ª pessoa, por vezes em ambas - à própria palavra que gera uma voz e um corpo mineral, vegetal, animal.
Rogério de Carvalho, encenador

A Coisa impossível - traumática provém do Espaço Interior. Inicialmente tudo o que vemos é o Vazio - o Céu escuro, infinito, o abismo sinistramente silencioso do Universo, com estrelas cintilantes dispersas, que são menos objectos materiais do que pontos abstractos; depois, de súbito, ouvimos um som por detrás de nós, do nosso fundo mais íntimo, a que vem juntar-se o objecto visual, a origem desse som - a gigantesca versão dos barcos que transportam escravizados. O objecto - Coisa é assim transmitido como parte de nós mesmos que expelimos para a realidade… Também buscamos. Esta intrusão da Coisa parece trazer o alívio, suprimindo o horror de contemplar o vazio infinito do Universo.

Encenação Rogério de Carvalho Texto selecção e montagem colectiva Actores Daniel Martinho, Gio Lourenço, Zia Soares

Design de som Chullage

Design de luz Jorge Ribeiro

Apoio ao movimento Cláudia Bonina

Espaço cénico e figurinos Teatro GRIOT Fotografia Sofia Berberan Produção Teatro GRIOT

Duração aprox. 1h30  M/14

27.11.2018 | by martalanca | Rogério de Carvalho, teatro griot

Teatro GRIOT ESTREIA ​OS NEGROS Jean Genet encenação Rogério de Carvalho

Os negros. Treze actores negros. Uma peça escrita por um branco. Para um público de brancos. Mas afinal o que é ser negro? O que é ser negro quando não se vive num país negro? E antes de tudo, qual é a cor de um negro?

encenação: Rogério de Carvalho

tradução: Armando Silva Carvalho
actores: Angelo Torres, Binete Undonque, Cleo Tavares, Gio Lourenço, Igor Regalla, Júlio Mesquita, Laurinda Chiungue, Matamba Joaquim, Mauro Hermínio, Orlando Sérgio, Renée Vidal, Sandra Hung, Zia Soares

cenografia: José Manuel Castanheira

luz: Jorge Ribeiro

figurinos: Catarina Graça

adereços: Mónica de Miranda

desenho de som: Chullage

voz e elocução: Luis Madureira

fotografia: Sofia Berberan e Mário César

apoio à produção: Underground Railroad

produção executiva: Urshi Cardoso

co-produção Teatro GRIOT e São Luiz Teatro Municipal

 

5-15 Outubro

qua a sáb 21:00  dom 17:30

Sala Luis Miguel Cintra - São Luiz Teatro Municipal

informações do bilhete

18.09.2017 | by martalanca | os Negros, Rogério de Carvalho, teatro griot

Faz Escuro nos Olhos, Teatro Griot com encenação de Rogério de Carvalho

foto de Pauliana Valente Pimentelfoto de Pauliana Valente Pimentel

O Teatro GRIOT apresenta Faz Escuro nos Olhos, com encenação de Rogério de Carvalho, em cena no Teatro do  Bairro de 22 a 26 de Março, de quarta a sábado às 21:30, domingo às 17:00.

“Nem todas as vozes se ouvem, mesmo as mais angustiantes e desesperadas podem ser vozes não ouvidas. Pode ser que no silêncio apareça uma outra voz mais premente, a voz interna, uma voz que não se pode fazer calar.”  Rogério de Carvalho

Encenação: Rogério de Carvalho; Interpretação: Ana Rosa Mendes, Daniel Martinho, Giovanni Lourenço, Margarida Bento, Matamba Joaquim e Zia Soares; Desenho de Luz: Jorge Ribeiro; Fotografia: Pauliana Valente Pimentel; Design Gráfico: Sílvio Rosado; Produção: Teatro GRIOT.

20.03.2017 | by martalanca | Faz Escuro nos Olhos, Rogério de Carvalho, teatro griot

As Confissões Verdadeiras de um Terrorista Albino

As Confissões Verdadeiras de um Terrorista Albino, do sul-africano Breyten Breytenbach com encenação de Rogério de Carvalho e interpretação do Teatro Griot, em palco de 2 a 4 de Setembro, às 21h30 no Teatro do Bairro, em Lisboa.

No livro As Confissões Verdadeiras de um Terrorista Albino, Breyten Breytenbach escreve sobre as suas memórias do cárcere: a excruciante narrativa da sua viagem através da máquina infernal do sistema prisional sul-africano, com todo o seu cortejo de horrores, histórias inacreditáveis, figuras humanas.

É uma reflexão do prisioneiro isolado de todas as suas ligações com o mundo, que acaba por duvidar da realidade daquilo que vive. Um texto que é ao mesmo tempo um testemunho dramático e uma obra literária de grande qualidade poética.

«Como dizer este texto de Breytenbach? Como manifestar a carga poética que o livro transporta? Que tipo de realidade dramática se pode construir? Exclamativa (tragédia)? Narrativa? Afirmativa? A questão do Teatro como Arte tem sido sempre encontrar os meios justos para dizer e traduzir o que vivemos: o que tem lugar não se pode dizer com a língua que se fala vulgarmente – é necessário encontrar outras modalidades de palavras para dizer o que nos acontece coletivamente. E esta é a razão fundamental para a escolha de As Confissões Verdadeiras de um Terrorista Albino de Breyten Breytenbach.»

Intérpretes: Ana Rosa Mendes, Daniel Martinho, Giovanni Lourenço, Maria Duarte, Matamba Joaquim, Miguel Eloy e Zia Soares. Co-produção entre o Teatro GRIOT e Programa Gulbenkian Próximo Futuro.

27.08.2014 | by martalanca | Breyten Breytenbach, Rogério de Carvalho, teatro griot

Faz Escuro nos Olhos - LISBOA

Faz Escuro nos Olhos, criação coletiva do Teatro Griot e do encenador Rogério de Carvalho, estará em cena no Teatro do Bairro de 14 a 23 de fevereiro, de quinta-feira a sábado, às 21h.

06.02.2013 | by martalanca | Rogério de Carvalho, teatro