Pantalassa em S. Tomé e Príncipe

 

Associação Cultural Pantalassa, estrutura que promove a obtenção de sinergias no desenvolvimento de projectos em torno do espaço cultural lusófono, realizará um programa multidisciplinar em regime de residência artística em São Tomé e Príncipe, entre 7 de Fevereiro e 1 de Março de 2013. No âmbito do concurso de Apoio à Internacionalização das Artes da Direcção Geral das Artes, serão 8 os artistas que potenciarão o reconhecimento da educação, cultura e arte como ferramentas de desenvolvimento pessoal e cívico, em intercâmbio com vários públicos e espaços da comunidade são-tomense. 

infos aqui: 

site: http://pantalassa.org/intercambio/portugal-contemporaneo-com-sao-tome-e-principe/

facebook: https://www.facebook.com/events/127083370792813/

29.01.2013 | by martalanca | Pantalassa, S. Tomé

Inauguração do novo espaço da Associação Cultural Pantalassa em parceria com a Livraria Sá da Costa LISBOA

Já passou mais de um ano desde que começámos esta aventura por “todos os mares”. Chegou a hora de celebrar os muitos desafios e conquistas na companhia de todos os amigos e parceiros. O convite é aberto a todos para a inauguração do novo espaço da Associação Cultural Pantalassa em parceria com a Livraria Sá da Costa.
Dia 16 de Novembro, entre as 18h às 21h, teremos um convívio amigável, conversa, música, performance, aperitivos e petiscos, em forma de comemoração ao nosso primeiro ano de actividade e a esta parceria que inicia uma nova etapa. Contamos com as seguintes participações:
Raquel Lima, Tapete, O Gringo sou eu, Joana Guerra, Nilson Muniz e Catapulta!
Sabe mais aqui.

18.11.2012 | by martalanca | Pantalassa

Projeto Preto Véio, ao vivo LISBOA

O Projeto Preto Véio transita pela cultura Hip Hop com um pé na raiz e outro na invenção musical, num diálogo entre a percussão e a bateria eletrônica, o orgânico e o sampler, a dança afro e o breakin’, o cantador e o MC.

O resultado é uma confluência de diferentes vertentes da música,misturando com o rap ritmos da cultura popular brasileira como o Samba, o Afoxé, o Bumba-meu-boi, o Maracatu e o Baião, além de elementos das músicas erudita, indígena, latina e africana.
As músicas do repertório reflectem sobre a vida contemporânea e falam de amor, família, trabalho, política, sonhos e espiritualidade.Conquistas e derrotas, da cultura popular de raiz e do imaginário brasileiro. 
no Café Tati 30 de agosto 22h, entrada livre!

vozes: Pedro Calasso + Dom Billy percussão: Abuhl Jr. bateria: Jahir Soares teclas: Leandro Neri                                              

http://www.myspace.com/projetopretoveio

Café Tati  *  Rua da Ribeira Nova 36 (nas traseiras do Mercado da Ribeira, Cais do Sodré)  *  tel: 213 461 279  *  http://cafetati.blogspot.com  * 

produção de PANTALASSA

 

27.08.2012 | by martalanca | hip hop, Pantalassa

Workshop: "Um passo à frente e você não está mais no mesmo lugar" | Porto

Workshop de Arte-Educação como ferramenta de transformação social

9 de Junho - 10h às 18h | Associação Cultural Pantalassa

Preço: 20€| Almoço incluído (12h30 às 14h)

Esta iniciativa é ministrada por Franklin Soares (ou Frankão), fundador e presidente do Espaço Cultural Francisco de Assis França (ECFA) no Brasil e membro da Associação Cultural Pantalassa; e tem como base nove anos de experiência em arte-educação nas favelas do estado do Rio de Janeiro. É proposto como forma de capacitação e conversa informal, e dirigido a todos os interessados em trabalhar de forma responsável, em território marginalizado onde desenvolver a cultura implica tomar consciência da sua existência, e entendê-la antes de confrontá-la.


Crítica
“…Acho que o trabalho social e a educação através da arte são “matérias” que se enriquecem muito através da partilha de experiências e testemunhos, em discussões e debates em que falamos e ouvimos os outros. Como excelente conversador que é, o Frankão tornou o Workshop numa agradável discussão e de acordo com a duração da actividade julgo que se consegue o pretendido: conhecer uma experiência de trabalho social num espaço, contexto e dimensão muito difernte da nossa.”  
(Diana B., participante do workshop no espaço Arte e Manha, Lisboa)
Inscrições: 963370659/muanamu@gmail.com
Nota: Este workshop tem um limite máximo de 20 participantes | Prazo de inscrição: 7 de Junho
Local: Rua Conde de Ferreira, nº 46, 4300-093 Porto
+ info: www. PANTALASSA.org

31.05.2012 | by martacacador | Pantalassa, porto, workshop

OIL - Oficina Itinerante da Lusofonia | da associação Pantalassa

Pantalassa

A Associação Cultural Pantalassa é uma estrutura que se dedica à pesquisa do património, memória e  identidade do universo cultural lusófono. Ela propõe-se a refletir sobre um conceito de Lusofonia congregadora, contemporânea e para além da língua, através da criação de redes de diálogo e cooperação, desenvolvimento de oficinas, conferências, ciclos de cinema, residências, apoio à produção e plataformas de programação. Surgiu da necessidade de um diálogo e intercâmbio artístico entre países que partilham não só uma história passada comum como fluxos migratórios presentes muito significativos.A Pantalassa é constituída por elementos de diferentes países que trabalham para sustentar pesquisas alargadas sobre manifestações culturais que estejam na base das relações entre os países. Territórios não somente unidos pela língua, mas também pela gastronomia, pelo espaço geográfico, pela tradição oral, pela religião e seus rituais, etc.Vivemos tempos de mudança em que os paradigmas de poder sofrem profundas alterações, que se refletem não só numa crise económica mas também numa crise de identidades, o que obriga urgentemente a pensar em novas formas de trabalhar a cultura: trabalhar por via da cooperação em redes nacionais e internacionais; aproveitar o que a tecnologia e a velocidade do mundo contemporâneo trazem de positivo no âmbito da mobilidade artística e plataformas online; promover o diálogo e investir na pedagogia como forma de conservar e reinventar o património.Estes são alguns eixos que a Pantalassa vai ter em conta no desenvolvimento dos seus projetos, procurando incessantemente sinergias que lhe permitam crescer saudável e em direção a todos os mares…

10.03.2012 | by martalanca | Pantalassa