Mamadou & Sulabanku é um dos três vencedores do Prémio Afro Pepites 2012 (Melhor Artista da África Ocidental/África)

No dia 17 de Janeiro foi anunciado o Prémio Afro Pepites: Le Rêve Africain (O Sonho Africano) na categoria de Melhor Artista da África Ocidental/África, tendo sido atribuído ao grupo cabo-verdiano Mamadou & Sulabanku o segundo lugar DOS TRES GANADORES SELECCIONADOS que seram beneficiados com os mesmos prémios. A banda, liderada pelo artista senegalês radicado em Mindelo Mamadou Bhour Guewell Sene, fora nomeada como finalista por um júri profissional em Novembro do ano transacto, na sequência do lançamento do seu videoclip Lamp Fall, dirigido por Eric Mullet (Cesária Évora). A escolha final foi feita por voto directo.
Estiveram nomeados para a mesma categoria, e numa variedade de estilos musicais da região, os artistas Takeifa, Magou, Baye Gallo(Senegal), e Prince Diabaté (Guiné-Conakry)E OUTROS MUITOS. Os prémios reconhecem uma nova geração de talento musical na África Ocidental, fruto de cruzamentos culturais da africanidade, onde se incorpora Cabo Verde pela mão da banda Sulabanku, entre outras.
Já com uma década de existência e presença assídua nos palcos nacionais, pela banda fundada por Mamadou e pelos cabo-verdianos Tony Tavares e Joaquim Arenas passaram nomes como os de Voginha, o baterista Tey Santos (Cesária), o percussionista Osseynou, e mais recentemente Hêrnani Almeida, responsável pelos arranjos musicais do primeiro álbum do grupo, Arte Negro (2010).
Os demais vencedores têm sido anunciados diariamente, entre 15 e 23 de Janeiro, em categorias que incluem o Norte de África, a África Saariana, África Oriental, África Ocidental/Fusão, ÁfricaCentral/África, ou ainda África Central/Fusão. Todos os vencedores do concurso receberão agora exposição mediática internacional, uma vez que os prémios incluem uma tourné por palcos de África e da Europa, bem como contactos facilitados com produtores de espectáculos, e meios de comunicação associados à rede Africain.

 

Vídeoclip Lamp Fall:

 

Consulte a biografia de Mamadou & Sulabanku aqui.

Organização Afro Pepites:

http://www.lereveafricain.com
http://www.theafricandream.org

20.01.2012 | by joanapires | mamadou & sulabanku, melhor artista da África Ocidental/África, prémio, prémio Afro Pepites