Festa de lançamento do novo romance de José Eduardo Agualusa - B.leza

A festa de lançamento do novo romance de José Eduardo Agualusa, ‘Teoria Geral do Esquecimento’, teve lugar em Lisboa na discoteca B.leza, no passado dia 14.

O mítico clube de música africana B.Leza voltou a marcar as noites de Lisboa, cinco anos após fechar portas. A nova morada não é palaciana mas passa a dar música com o rio aos pés. A sala esteve cheia e a boa disposição imperou. Mia Couto, escritor e amigo de Agualusa, apresentou o livro, referindo-o como ‘o maior livro do Agualusa’.  

A propósito da crise económica que se vive em Portugal, José Eduardo Agualusa considera que ‘os livros são territórios de pensamentos e reflexão, e mais do que nunca faz sentido ler livros nestas alturas, reflectir e discutir… Os livros é que vão vencer esta crise…’.

Após a apresentação do livro, teve lugar uma sessão de autográfos junto do escritor.

 

Ouça aqui na íntegra o discurso de apresentação do lançamento de ‘Teoria Geral do Esquecimento’: 

You are missing some Flash content that should appear here! Perhaps your browser cannot display it, or maybe it did not initialize correctly.


You are missing some Flash content that should appear here! Perhaps your browser cannot display it, or maybe it did not initialize correctly.


You are missing some Flash content that should appear here! Perhaps your browser cannot display it, or maybe it did not initialize correctly.

(Re)leia aqui a pré-publicação do início deste livro. http://www.buala.org/pt/mukanda/teoria-geral-do-esquecimento-pre-publicacao-agualusa

22.05.2012 | by martacacador | Agualusa, José Eduardo Agualusa, teoria geral do esquecimento

Sessão de lançamento de "A Educação Sentimental dos Pássaros", o novo livro de José Eduardo Agualusa

 

27.09.2011 | by joanapires | José Eduardo Agualusa, lançamento livro

"Barroco Tropical", de José Eduardo Agualusa, nomeado para o Prémio Courrier International

O romance Barroco Tropical, de José Eduardo Agualusa, acaba de ser nomeado para o Prémio Courrier International do melhor livro estrangeiro. O Prémio, criado em 2008, distingue um romance estrangeiro editado em França nos últimos 12 meses que testemunhe “a condição humana numa qualquer região do Mundo”. O vencedor será anunciado no próximo dia 20 de Outubro. Barroco Tropical, editado pela Dom Quixote em Junho de 2009, foi publicado, no ano seguinte, em França, pela Métailié, com tradução de Geneviève Leibrich.
Em Barroco Tropical a história desenrola-se a partir do momento em que uma mulher cai do céu durante uma tempestade tropical. As únicas testemunhas do acontecimento são Bartolomeu Falcato, escritor e cineasta, e a sua amante, Kianda, cantora com uma carreira internacional de grande sucesso. Bartolomeu esforça-se por desvendar o mistério enquanto ao seu redor tudo parece ruir. Depressa compreende que ele será a próxima vítima. Um traficante de armas em busca do poder local, um curandeiro ambicioso, um antigo terrorista das Brigadas Vermelhas, um ex-sapador cego, que esconde a ausência de rosto atrás de uma máscara do Rato Mickey, um jovem pintor autista, um anjo negro e dezenas de outros personagens cruzam-se com Bartolomeu, entre um crepúsculo e o seguinte, nas ruas de uma cidade em convulsão: Luanda, 2020.


Recorde-se, por outro lado, que o mais recente livro do autor, A Educação Sentimental dos Pássaros, acaba de chegar às livrarias, estando a sua apresentação marcada para dia 30 de Setembro, às 18h30, na livraria Leya na Barata.
Para mais informações, por favor, contactar: rbreda@dquixote.leya.com

22.09.2011 | by joanapires | José Eduardo Agualusa, Prémio Courrier International, romance