Feminismo e o Combate à Extrema-Direita

O Observatório da Extrema-Direita, com o apoio da Cultra, promove a conferência internacional “Feminismo e o Combate à Extrema-Direita”. A iniciativa integra a programação ABRIL É AGORA, associando-nos às comemorações do cinquentenário do 25 de Abril e da Revolução portuguesa de 1974/1975. 

O debate que se deseja rigoroso, plural, crítico e informativo será promovido por investigadoras em várias áreas e ativistas sociais feministas.

A sessão de abertura será protagonizada pela socióloga e teórica política Sara R. Farris (Goldsmiths, University of London), cujo trabalho é reconhecido internacionalmente, em particular, o seu estudo original publicado em 2017, intitulado In The Name Of Women’s Rights: The Rise Of Femonationalism

A entrada é livre. Poderás inscrever-te na conferência aqui e encontras mais informação na página de internet do Observatório de Extrema-Direita e no evento de facebook da iniciativa.

LOCAL: Anfiteatro 9 do Edifício Novo da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.  Para aceder basta contornar o edifício principal, pelo caminho pedonal.
Ver mapa. Transportes públicos Metro - Estação Cidade Universitária; Autocarros  - 731 - 735 - 738 - 755

PROGRAMA:

10h-11h30 | SESSÃO DE ABERTURA*

Sofia Roque (investigadora em Filosofia, OED)

O que é o Femonacionalismo?

SARA R. FARRIS (Socióloga, Goldsmiths, University of London)

11h30-13h | Portugal: entre o passado e o futuro

Cecília Honório (professora e investigadora, OED)

Kitty Furtado (investigadora, CES/UC)

Bárbara Reis (jornalista, Público)

Moderação: Sofia Lopes (estudante universitária)

***

| 14h30-16h30 | Nem recatadas, nem fadas do lar: a quem serve a ‘ideologia de género’, o antifeminismo e o racismo?

Teresa Joaquim  (antropóloga, Universidade Aberta /CEMRI)

Tainara Machado (investigadora e ativista d’A Coletiva)

Sílvia Roque (investigadora, CES/UC)

Moderação: Dina Nunes (psicóloga)

***

| 16h30-18h | Brasil e Estado Espanhol: exemplos de ascensão e resistência

Samara Azevedo (Coletivo Andorinha - Frente Democrática Brasileira de Lisboa)

Amelia Martínez-Lobo (jornalista e ativista da Fundação Rosa Luxemburgo)

ModeraçãoTeresa Fonseca (estudante universitária)

 

*Sessão em inglês com tradução em simultâneo.

13.05.2022 | by martalanca | Extrema-direita, feminismo

Conferência // A ascensão da extrema-direita francesa e as memórias coloniais, por Benjamin Stora

10 de Fevereiro
18h | CIUL - Picoas Plaza

No próximo mês de Abril terão lugar em França as eleições presidenciais em que a disputa pelo Eliseu coloca pela primeira vez na linha da frente uma candidata da extrema-direita francesa. A centralidade da França na construção europeia, os atentados de que tem vindo a ser alvo e a contínua discussão no seu quotidiano sobre o social, o político e o religioso, convocam-nos para uma reflexão historicamente densa e aberta a novos paradigmas de pensamento e de interpretação. Benjamin Stora, historiador francês e atual presidente do conselho do Museu Nacional de História da Imigração (MNHI) – Palais de la Porte Dorée, em Paris, vem lançar esse desafio ao estabelecer as relações entre a ascensão da extrema-direita francesa e a herança colonial da República Francesa.

Nascido a 2 de dezembro de 1950 em Constantina, na Argélia, Benjamin Stora é Professor universitário, ensinou história do Magrebe contemporâneo (séculos XIX e XX), as guerras de descolonização e história da imigração magrebina para a Europa nas universidades de Paris 8, Paris 13 e no INALGO (Línguas Orientais, Paris).

Publicou cerca de trinta obras, entre as quais La gangrène et l’oublila mémoire de la guerre d’Algérie (1991), Le transfert d’une mémoire - De “l’Algérie française” au racisme anti-arabe (1999) e o livro-objeto Algérie 54-62. Lettres carnets et récits des Français et des Algériens dans la guerre (2010, Prémio Elle Documents). Recentemente publicou com o romancista Alexis Jenni (Prix Goncourt 2011), Les mémoires dangereuses (2016), obra onde retorna à relação entre a memória colonial e a ascensão da extrema-direita em França. Será precisamente esta temática que irá abordar na sua conferência, proferida em francês com tradução simultânea para português.

Benjamin Stora é convidado do Centro de Estudos Sociais, da Universidade de Coimbra, através dos projetos europeus MEMOIRS – Filhos de Império e Pós-Memórias Europeias e CROME – Memórias Cruzadas, Políticas de Silêncio. As Guerras Coloniais e de Libertação em Tempos Pós-coloniais, financiados pelo European Reserach Council (ERC) e dirigidos respetivamente por Margarida Calafate Ribeiro e Miguel Cardina.

MEMOIRS estuda o impacto, na Europa de hoje, da transferência de memórias dos diferentes acontecimentos que conduziram ao final dos impérios de Portugal, França e Bélgica em África; CROME propõe-se analisar o modo como as guerras coloniais e de libertação têm sido recordadas, em Portugal e nas antigas colónias africanas, desde a queda do império e o advento das independências até aos dias de hoje.

Para mais informações ou obter o dossier de imprensa de Benjamin Stora:
Projeto MEMOIRS
Investigadora coordenadora | Margarida Calafate Ribeiro
memoirs@ces.uc.pt | |+ 351 239 855 570
margaridacr@ces.uc.pt

Projeto CROME
Investigador coordenador | Miguel Cardina
crome@ces.uc.pt | |+ 351 239 855 570
miguelcardina@ces.uc.pt

02.02.2017 | by marianapinho | Benjamin Stora, colonialismo, Europa, Extrema-direita, França, herança colonial, memória