Apelo a Candidaturas: Sexualidades Africanas _ Teorias, Políticas, Acção, DAKAR

2013 Instituto do Género do CODESRIA / Apelo a Candidaturas

Todos os anos desde 1994, o Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciências Sociais em África (CODESRIA) organiza um Instituo de Género que junta entre 12 e 15 investigadores durante 3 semanas num debate concentrado, partilha de experiências e construção de conhecimento. Destinado inicialmente a promover uma consciencialização alargada sobre o conceito de género na comunidade de pesquisas em ciências sociais, o instituto tem estado a ser subsequentemente organizado em torno de temas específicos destinados a reforçar a integração da análise do género na pesquisa em ciências sociais em África, e a encorajar o surgimento de uma comunidade de pesquisadores peritos na área dos estudos do género.

Tema: Sexualidades Africanas: Teorias, Políticas, Acção

Ao longo da última década, a pesquisa sobre questões de género e sexualidades começou a influenciar as discussões nas ciências sociais. Anteriormente confinadas à discussão sobre o VIH e o SIDA, os novos envolvimentos com as sexualidades levantaram questões sobre a identidade e democracia, sobre a lacuna entre a reforma legal e a mudança sociocultural, e sobre como devemos perceber as ‘economias sexuais’. Uma linha subjacente ao longo destes envolvimentos diz respeito à natureza da organização da sociedade civil onde um enfoque de questões de género e sexualidade (tais como a idade do consentimento sexual, ou o direito ao casamento polígamo) galvaniza os debates políticos públicos. Um número cada vez maior de jovens investigadores é extraído dessas áreas como forma de aprofundar o seu conhecimento sobre questões de cidadania, alívio da pobreza, governação, ou representação.

Em 2012, o Instituto do Género do CODESRIA executou um programa com muito sucesso sobre Sexualidades Africanas, que explorou teorias introdutórias relativas à relação entre o género e as sexualidades, questões dos media e sexualidades, e debates sobre lei, género e sexualidade. Dado o sucesso do Instituto de 2012, o Instituto de 2013 irá também focalizar-se em questões de sexualidades. Em 2013, este enfoque será explorado através de um interesse em conexões entre (1) identidades de género (masculinidades e feminidades), sexualidade e democracia; (2) mudança legal e política que funciona com questões de sexualidades; (3) activismo organizacional que se baseia em ideias sobre direitos, igualdades, e sexualidades dentro de um quadro da teoria socioeconómica sobre a independência africana e a auto-sustentabilidade.

O Instituto será mais útil para escritores e investigadores que tenham algum background em questões de género tais como foram aplicadas à investigação em ciências sociais, antropologia, economia, estudos políticos, lei, ou a pesquisa em humanidades.

O prazo para a apresentação das candidaturas é 29 de Março de 2013. Mais informações:

CODESRIA Gender Institute 

25.02.2013 | by franciscabagulho | estudos género