Conferência Internacional "A prevenção e a resolução de conflitos em África", 10 e 11 de Outubro‏

Já é conhecido o programa da Conferência Internacional ” A Prevenção e a Resolução de Conflitos em África” a realizar-se nos dias 10 e 11 de Outubro de 2011, em Lisboa.


Keep reading "Conferência Internacional "A prevenção e a resolução de conflitos em África", 10 e 11 de Outubro‏"

09.10.2011 | by joanapires | Africa, conferência, conflitos em África

"A Prevenção e a Resolução de Conflitos em África"

O Instituto da Defesa Nacional (IDN), em parceria com o Centro de Estudos Africanos do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), promoverá nas instalações do IDN em Lisboa, a 10 e 11 de Outubro de 2011, uma Conferência Internacional sobre “A Prevenção e a Resolução de Conflitos em África”.

Actualmente, a prevenção e a resolução de conflitos constituem uma das pedras basilares das políticas dos Estados e da acção das organizações internacionais, tendo assumido uma relevância crucial num tempo de multiplicação das ameaças à segurança de Estados e de cidadãos.

No tocante a África, salienta-se a mudança operada nas teorizações dos hipotéticos cenários conflituais para, por exemplo, delinear operações e missões de apoio à paz. O cenário dos conflitos políticos, económicos e sociais tornou-se mais imprevisível devido à elevada porosidade das fronteiras, à menor convencionalidade dos actores e à polivalência das práticas políticas e sociais, entre outros factores. Nalgum sentido, tal obriga a análises mais holísticas, assim como à problematização de conceitos fulcrais para a destrinça de conflitos de âmbito e de significado político e social assaz diversos.

+ infos

27.03.2011 | by martalanca | conflitos em África