Inscrições para Curso de Crioulo no Centro InterculturaCidade em Lisboa

CURSO DE CRIOULO CABO-VERDIANO – Introdução à Língua e Cultura
Datas: O curso será iniciado após reunir o número mínimo de inscrições.
Terças e Quintas-feiras das 19h às 20h30m
Carga Horária: 21 horas; Nível: Iniciação
Formador: Prof. Dr. António Firmino
Local: Centro InterculturaCidade, Rua dos Poiais de S. Bento 73, 1200-346 Lisboa
centro.interculturacidade@gmail.com
Mais informações aqui.

O Curso de Crioulo de Cabo-verdiano é um curso livre de iniciação à língua e cultura cabo-verdiana e apresenta interesse particular a públicos que necessitem de conhecimentos sobre esta língua para melhor desempenhar as suas profissões, como por exemplo: profissionais da área da educação que têm contactos com crianças e jovens falantes deste crioulo; profissionais que desenvolvem trabalho sociocultural em contextos cujo crioulo cabo-verdiano seja predominante; profissionais que pretendam desempenhar as suas profissões em Cabo Verde; e outros públicos que tenham interesse na língua e cultura de Cabo Verde;

29.05.2012 | by joanapereira | Centro InterculturaCidade, crioulo, lisboa

Nôs Terra, no Centro InterculturaCidade, 23 Set., LISBOA

Exibição do documentário “NÔS TERRA”, de Anna Tica, Nuno Pedro e Toni Polo, no Centro InterculturaCidade, na Travessa do Convento de Jesus, 16-A em Lisboa (ao fundo da Calçada do Combro) às 19 horas do próximo dia 23 de Setembro (Sexta-Feira), com a presença da realizadora.

Após a projecção do filme, haverá um jantar tradicional caboverdiano, sujeito a marcação prévia por telefone 21 397 57 16 ou email centro@interculturacidade.gmail.com

Sobre o Filme: “Nôs Terra” é um documentário centrado no processo de construção de um contra discurso protagonizado por jovens negros portugueses.

Os pais vieram de uma antiga colónia portuguesa. Nasceram em Lisboa mas sentem-se mais cabo-verdianos. Saíram do bairro de infância para ir viver para o bairro social. Falam português mas também, desde muito cedo, aprenderam crioulo. Falam sobre a dualidade e a conflitualidade de pertencer a dois mundos que vivem de costas voltadas, mas que apesar de tudo, lhes pertencem como um só…

20.09.2011 | by franciscabagulho | Cabo-verde, Centro InterculturaCidade, cinema

AMAZÓNIA E NIGÉRIA no Centro InterculturaCidade

QUI. 30 DE JUNHO > TERTÚLIA AMAZÓNICA*

20:00 – Uma noite com a música, a poesia e os sabores da Amazónia Brasileira. Com Carlos Correia Santos (escritor e poeta do Pará, que apresentará excertos da sua obra recente “Velas na Tapera”) e Fercy Nery (voz e violão), apresentados por Rita Pestana (antropóloga portuguesa que realizou pesquisas na Amazónia em anos recentes). Seguir-se-á um jantar com especialidades gastronómicas do Norte e Nordeste do Brasil. A participação na Tertúlia é livre. O jantar está sujeito a marcação prévia por telefone ou email.

* Uma atividade integrada no projeto “Mais Brasil: Da Amazónia para o Mundo”, de autoria de Fercy Nery.

SÁB. 2 DE JULHO > 20:30  | OUTRAS ÁFRICAS

Venha descobrir as magníficas tradições gastronómicas e musicais da Nigéria, numa noite muito especial, sob a orientação de uma verdadeira mestre de cozinha nigeriana. EMENTA: Entrada – Amendoins com sal e farinha de mandiocaPrato principal: Guisado Egusi (mais conhecido por Egusi Soap, é preparado com óleo de palma, tomates, cebolas e alho, pimentos vermelhos, malaguetas, carnes,  espinafres e farinha de sementes de abóbora). Sobremesa: Pudim de banana (banana pão cozida em calda de caramelo e servida com gelado de côco).

Sujeito a marcação prévia por telefone ou e-mail

Centro InterculturaCidade. Travessa do Convento de Jesus, 16 A, 1200-126 Lisboa (próximo ao Parlamento). Tel.   21 397 57 16    |   centro.interculturacidade@gmail.com      http://interculturacidade.wordpress.com/

28.06.2011 | by franciscabagulho | Centro InterculturaCidade