Artistas: ARTAFRICA em atualização

CEC-FLUL-Universidade de Lisboa

O website ArtAfrica foi criado em colaboração com a Fundação Calouste Gulbenkian e está actualmente sob a responsabilidade do CEC-FLUL-Universidade de Lisboa. O site já não é revisto há bastante tempo e é urgente actualizar os dados sobre cada artista, eventos, novos artistas, etc. Pedimos aos artistas e agentes culturais que verifiquem na sua ficha completa o que pode ser actualizado. Se é artista visual afrodescendente ou africano (de países de língua portuguesa) e não consta na lista, envie-nos por favor os seus dados: nota biográfica e informações sobre o seu trabalho artístico com destaque para exposições ou intervenções mais relevantes, imagens de obras devidamente identificadas e qualquer outra informação que considere importante. Informem-nos também de artistas cujo nome e dados não se encontrem no site, de modo a podermos contactá-los e actualizar também a listagem e a base de dados. Toda a informação da base de dados do ARTAFRICA destina-se somente a divulgação artística e cultural.

Agradecemos que toda a informação seja enviada para a equipa do ARTAFRICA: beatrizalmeidapisa@gmail.com, sara.leme13@gmail.com,maria-saraiva@campus.ul.pt

 

 

 

10.05.2018 | by martalanca | artafrica

"A universalidade de Frantz Fanon", de Achille Mbembe

Vale a pena ler no Artafrica este ensaio sobre Fanon… 

 

1. Esquecemo-nos com demasiada frequência que Frantz Fanon pertence a uma geração que passou, por duas ou três vezes, pela provação do desastre e, através da experiência de fim do mundo que toda a catástrofe consigo acarreta, indivisamente, pela provação do mundo. Poderia ter facilmente podido contar-se entre as inúmeras vítimas da segunda guerra mundial em que participou com dezanove anos de idade; e nunca teria sido questão de Pele negra, máscaras brancas, nem d’Os Condenados da terra. Conheceu a colonização, a sua atmosfera sangrenta, a sua estrutura de asilo, o seu quinhão de feridas, os seus modos de arruinar a relação com o corpo, a linguagem e a lei, os seus estados inauditos, a guerra da Argélia.
Estas duas provações - o nazismo e o colonialismo -, a que haveria que acrescentar o encontro amargo com a França metropolitana e os primeiros clarões das independências africanas, não constituem apenas experiências fundadoras, chaves de leitura de toda a sua vida, do seu trabalho e da sua linguagem. Fanon surge, inteiro, no molde desses acontecimentos e mantém-se erguido, firme, no intervalo que, a um tempo, os separa e os une2 . É aí, nessas três clínicas do real, que nasce, cresce e se esgota o nome de Fanon. É a essas três cenas - e, face a elas, à obrigação de cuidar que todas atravessa - que se deve o essencial da sua palavra, semelhante, na sua beleza dramática, na sua fulgurância e no seu brilho luminoso, ao verbo em cruz do homem-deus ameaçado de loucura e de morte.

 

continue a ler aqui

28.01.2013 | by martalanca | ACHILLE MBEMBE, artafrica, Frantz Fanon

Barulhamento do Mundo

O AFRICA.CONT/CML apoia a iniciativa “AMÉRICA AFRO-DESCENDENTE”

organizada pela CASA DA AMÉRICA LATINA

20 Outubro | 18h00

PROGRAMA

I – Africanos na América: história e actualidade

II – Identidades afro-latino-americanas: testemunhos de vida

Moderador: José António Fernandes Dias, AFRICA.CONT

 

Mais informações aqui

18.10.2011 | by martalanca | africa.cont, artafrica