Dia 01 de março em Lisboa| Apresentação do livro de Nuno Crespo

Apresentação do livro de Nuno Crespo, diretor da Escola das Artes, dia 01 de março, às 19h

Textos Públicos – Arte Portuguesa Contemporânea 2003-2023

Apresentado pela Bárbara Reis e pelo José Pedro Cortes

Apesar do subtítulo “Arte Portuguesa Contemporânea 2003-2023”, o livro Textos Públicos não pretende fazer a história destes cerca de 20 anos expositivos. O objetivo é contribuir para a construção da memória dos diferentes momentos e contextos artísticos, ajudando a perceber aquilo que foi, em linhas gerais e necessariamente incompletas, a receção do trabalho de um conjunto de artistas e, assim, contribuir para uma história da arte portuguesa contemporânea nos primeiros 20 anos do seculo XXI.

Os textos são todos de ocasião: responderam a momentos expositivos e disseram sempre respeito a escolhas pessoais. A estas duas circunstâncias junta-se o constrangimento (mas também a sorte) de quase todos terem sido escritos para o jornal Público. Desta forma, este livro não é só sobre presenças, mas também sobre ausências: faltam artistas, exposições e obras, fundamentais não só no contexto da arte portuguesa contemporânea, mas também na maneira como são referências, ainda que invisíveis e discretas, no modo de ver e entender muitas das exposições aqui presentes,” indica Nuno Crespo, diretor da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa.

Nuno Crespo é curador, crítico de arte e investigador português, que se tem dedicado ao estudo dos cruzamentos entre arte, filosofia e arquitetura, e a autores como KantWittgensteinWalter BenjaminPeter Zumthor ou Adolf Loos. Licenciado e doutorado em filosofia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, é também professor universitário e diretor da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa e colaborador habitual, enquanto crítico de arte, do suplemento cultural Ípsilon (Público), tendo sido membro do seu conselho editorial.

Ainda segundo o autor, “Este é um exercício permanente de, à maneira de um esgrimista, para usar a poderosa metáfora de Walter Benjamin, encontrar a distância certa relativamente às obras e aos artistas; depois saber encontrar a melhor forma de ataque, tendo a consciência de que deste jogo — que é igualmente uma luta, para continuar com Benjamin — se sairá sempre perdedor: as obras ganham sempre, por mais certeiros que sejam os golpes críticos, elas sobrevivem sempre. As palavras são somente formas tímidas e sempre provisórias de aproximação.”

Editado pela Documenta, a apresentação do livro de Nuno Crespo, acontecerá no próximo dia 01 de março, às 19h, na Brotéria, em Lisboa, e contará com a presença de Bárbara Reis e de José Pedro Cortes.

28.02.2024 | by Nélida Brito | apresentação livro, arte, artistas, memória, Nuno Crespo

As Casas dos Sovietes

2 de fevereiro, sexta, 18h | NOVA-FCSH, Avenida de Berna, Torre B, Auditório B1
Debate de lançamento do livro As Casas dos Sovietes, de Yuri Slezkine. O livro será discutido com o autor e com Anita Buhin, Manuela Ribeiro Sanches, Victor Pereira e José Neves.

 

30.01.2024 | by mariana | apresentação livro, evento, lançamento de livro, NOVA FCSH, Yuri Slezkine

Apresentação do Livro 'Uma Pedra Contra o Firmamento' de José Luiz Tavares

O autor, José Luiz Tavares e o CCCV – Centro Cultural de Cabo Verde, têm o prazer de convidar todas e todos para a apresentação do livro “Uma Pedra Contra o Firmamento”, de José Luiz Tavares”, que terá lugar no dia 02 de dezembro, pelas 18h, no CCCV, localizado a Rua de São Bento, nº 640, 1250-222 Lisboa.

A apresentação estará a cargo do Professor Doutor Pires Laranjeira e do Dr. Zetho Gonçalves. Conta ainda com um apontamento musical protagonizado por Chalo Correia.

A entrada é livre.

 Abarcando um período de vinte e três anos, 1999/2022, «Uma Pedra Contra o Firmamento» é um impressionante e edificante testemunho (que tem o seu contraponto no combate pela desratização da literatura cabo-verdiana) de um dos mais relevantes poetas cabo-verdianos da atualidade ou de qualquer outra época.

 

30.11.2022 | by catarinasanto | apresentação livro, centro cultural de cabo verde, josé luiz tavares

Apresentação do livro "A descolonização da História" | 3 de dezembro

A editora Caleidoscópio convida para a sessão de apresentação do livro “A Descolonização da História” da autoria de Isabel Castro Henriques.

Dia 3 de dezembro pelas 18:30 horas no auditório do Padrão dos Descobrimentos (Av. Brasília 1400-038 Lisboa).

Apresentação do livro por Diogo Ramada Curto.

Dada a limitação de lugares faça a sua reserva por e-mail ou telefone para:

21 303 19 50 || info@padraodosdescobrimentos.pt


26.11.2020 | by martalanca | apresentação livro, editora caleidoscópio, ISABEL CASTRO HENRIQUES, sessão de apresentação