Apresentação do romance Niketche: uma história de poligamia de Paulina Chiziane

No dia 9 de Maio, terça-feira, às 18h30, vamos estar na Casa Independente com a escritora moçambicana Paulina Chiziane, Prémio Camões 2021, para apresentar o seu romance Niketche: uma história de poligamia.Apresentação e leituras em voz alta por Margarida Branco, seguidas de conversa com a autora e mesa de autógrafos. O evento é da responsabilidade do Ler por aí… com o apoio da Editorial Caminho (Grupo Leya).A tradição da poligamia em Moçambique é o pretexto para Paulina Chiziane nos apresentar adiversidade do país. As cinco mulheres de Tony são todas de regiões e etnias diferentes: “Emmatéria de amor, o Tony simboliza a unidade nacional.” Paulina Chiziane nasceu em 1955 em Manjacaze, na província de Gaza, no Sul de Moçambique. Cresceu nos subúrbios de Maputo (então Lourenço Marques) e estudou Linguística na Universidade EduardoMondlane. Foi membro militante da FRELIMO (Frente de Libertação de Moçambique) mas desligou-se nesta organização, muito devido às políticas relativas à condição das mulheres,incluindo a questão da poligamia em Moçambique. Tornou-se a primeira mulher moçambicana a publicar um romance, com Balada de amor ao vento (1990). Com Niketche; uma história depoligamia, recebeu o Prémio José Craveirinha em 2003. Conta 10 romances publicados,incluindo, além dos já citados, Ventos do Apocalipse (1993), O sétimo juramento (2000) e O alegre canto da perdiz (2008). Em 2016 anunciou o término da sua carreira literária. Em 2021 vence o Prémio Camões, sendo a primeira mulher africana a merecer esta distinção.Margarida Branco:Fundadora do projecto Ler por aí… Estudou gestão e programação cultural e trabalhou emlogística e em finanças. Faltava fantasia naquele mundo de rigor e exactidão, por isso em 2006criou o projecto Ler por aí… Em 2019, abriu o Ler por aí… Café e em 2021 um pop-up da livrariaLer por aí… na Casa Independente. Cria eventos literários e aprendeu a fazer leituras em vozalta (faz parte do Côro de Leitura em Voz Alta da Andante Assiciação em Oeiras). É autora doprograma Passagens na Rádio Movimento. Onde se escolhe um livro conforme o destino da viagem, ou a viagem a partir do livro - porque organizamos os livros por geografia. Desde 2006, o projecto Ler por aí… liga os livros aos lugares das histórias, e convida os leitores a lerem livros cuja história se passa no destino da viagem. A nossa actividade inclui a realização de passeios e eventos literários, a edição do blog/website eo programa Passagens na Rádio Movimento.

Apresentação de Niketche: uma história de poligamia, de Paulina Chiziane

Data: 9 de Maio, terça-feira

Hora: 18h30

Local: Casa Independente, Largo do Intendente Pina Manique 45, 1100-285 Lisboa

Duração: cerca de 1h30

08.05.2023 | by mariadias | apresentação, autografos, livro, Niketche: uma história de poligamia, paulina chiziane

Ontem, hoje e amanhã

Apresentação do arquivo digital dos Papéis da Prisão de Luandino Vieira

29 de março de 2023, 18h00
Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa

Durante os 12 anos de cárcere, José Luandino Vieira escreveu grande parte da sua obra ficcional e coligiu 17 cadernos compostos por anotações diarísticas, correspondência, postais e desenhos, cancioneiros populares, esboços literários e exercícios de tradução, ditos e textos em quimbundo, recortes jornalísticos e apontamentos, num total de 2000 frágeis folhas manuscritas, conservadas inéditas ao longo de 50 anos. Em 2015 este acervo foi publicado em livro sob o título Papéis da Prisão: apontamentos, diário, correspondência (1962-1971) (Leya-Caminho), com financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian. Apresenta-se agora, em formato digital, o acervo original destes Papéis da Prisão.
Oradores/as: José Luandino Vieira (Escritor) | Margarida Calafate Ribeiro (CES) | Nuno Simão Gonçalves (CES) | Roberto Vecchi (CES/U. Bolonha) | Sandra Inês Cruz (CES)


24.03.2023 | by mariadias | apresentação, exposição, lisboa, manuscrito, Papéis da Prisão de Luandino Vieira

O Livro da Patrícia: 28Janeiro, 17h30 - Lisboa

O Livro da Patrícia - 2ª Edição

28 Janeiro 2023, 17h30 - Livraria STET, R. Actor António Cardoso 12A, 1900-011 Lisboa, Metro ARROIOS ou ALAMEDA

Entrada Livre


Com Djaimilia Pereira de Almeida, Humberto Brito, David-Alexandre Guéniot

“O Livro da Patrícia” foi elaborado a partir de um projecto inacabado da fotógrafa e artista visual Patrícia Almeida, que faleceu há cinco anos. Reúne e faz dialogar textos e imagens sobre fotografia, memória, ausência.

Para a apresentação da 2ª edição, o autor convidou a escritora Djaimilia Pereira de Almeida e o fotógrafo e investigador Humberto Brito para partilharem as suas impressões de leituras. O público está calorosamente convidado a juntar-se à conversa.

24.01.2023 | by catarinasanto | apresentação, lisboa, livro

Apresentação do livro "Diário do Medo" de João Melo

Hoje, 12 de Novembro, o poeta, escritor e jornalista angolano João Melo traz a público o seu novo livro de poemas, «Diário do Medo», em edição da Editora Urutau, na Livraria Snob, Travessa de Santa Quitéria, 32-A, em Lisboa, pelas 18h30m.

A apresentação estará a cargo do escritor português Rui Zink.

Entrada livre.

O autor assume que este livro “constitui uma tentativa pessoal de descrever e, sobretudo, de posicionar-me, ao mesmo tempo como poeta e indivíduo, perante tais dramáticos acontecimentos”.

12.11.2021 | by Alícia Gaspar | angola, apresentação, diário do medo, João melo, livro, poesia, rui zink

19 Maio| Apresentação do Livro de Soraia Simões: Passado-Presente Uma Viagem Ao Universo de Paulo de Carvalho

05.05.2013 | by joanapereira | apresentação, lançamento livro, livro, música, universo