"Novos intelectuais" na África Central - 15 Maio 2013, 18H - ISCTE-IUL

Seminário de Estudos Africanos: Novos Intelectuais” na África Central: protagonistas, temas e disseminação de conhecimento _ Ana Lúcia Sá (CEA-IUL)

15 de Maio | 18h00 | B104, ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa

Desde contextos da África Central Ocidental chegam discursos que contrariam o propagado epistemicídio do mundo não ocidental e os pressupostos considerados hegemónicos e exógenos. Entre estes discursos, que terão nos chamados “novos intelectuais” actores de destaque, encontram-se os mobilizadores de acções sociais e políticas, mas também os criadores de imagens colectivas sobre as mudanças e os palcos de afirmação que vão mais além dos programas centrados nos mitos do progresso e do desenvolvimento de cariz eurocêntrico.

Ana Lúcia Sá: Doutora em Sociologia, com uma tese sobre representações do mundo rural em romances angolanos e construção de sentidos de nação. Actualmente, e após um ano como investigadora na Instituciò Milà i Fontanals do Conselho Superior de Investigações Científicas (Barcelona), com uma bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, é Investigadora de Pós-Doutoramento no CEA-IUL. As suas investigações centram-se na construção do conhecimento social em “novos intelectuais” da África Central Ocidental, focando a análise das dinâmicas das respectivas sociedades em temas como o género, a diversidade cultural ou a descolonização do pensamento. É ainda vice-presidente de CEIBA (Centro de Estudos Internacionais de Biologia e Antropologia), com sede em Barcelona, ONGD de cooperação cultural com países da África Central.

Centro de Estudos Africanos - ISCTE/IUL  Av. das Forças Armadas
Edifício ISCTE, Sala 2N17
1649-026 Lisboa – Portugal
Tel: +351 217 903 067
Fax: +351 217 955 361
http://cea.iscte.pt
facebook.com/CentroEstudosAfricanos

13.05.2013 | by raul f. curvelo | Ana Lúcia Sá, Centro de Estudos Aficanos, ISCTE-IUL