danças no b.leza | COLÁ SAN JON

24 de Junho 22h | b.leza
workshop de dança – história de uma festa - prática - espaço para dançar

Convidados:Professor de dança: AIRES SILVA (Cabo Verde)
Narrador:
HAMILTON ROBERTO LIMA (Cabo Verde)
Percussão:
NIR PARIS (Cabo Verde)

Há uma festa muito especial em Cabo Verde é celebrada em vários pontos do arquipélago, mas tem maior expressão na Ilha de Santo Antão. Cheia de cores, de sons, de movimento… A Festa de San Jon.

A festa começa no dia 23 de Junho quando as pessoas vão buscar o Santo na capela da Ribeira das Patas e saem daí num grande cortejo, caminhando até a cidade de Porto Novo, dançando colá ao som dos tambores e apitos. Há jovens e velhos nesta peregrinação. Uns vão para cumprir as promessas, outros para homenagear o Santo. Outros estão lá para cumprir a tradição; assim andavam desde crianças. E a maioria faz o percurso para desfrutar a festa, para dançar, falar, rir, partilhar os momentos da grande alegria que acompanha esta celebração. Para além da figura do Santo, levam nos ombros os navios e as bandeiras. Nos pescoços tem rosários feitos de flores, midje ilióde, pão, mancarra, café verde. O som dos tambores não para mesmo durante os intervalos que os peregrinos fazem no caminho para comer e beber…

No próximo Domingo, vamos festejar San Jon no B.Leza. Vamos ouvir as recordações de um Santantonense a viver em Lisboa, Hamilton Roberto Lima e aprender dançar COLÁ SAN JON, ao ritmo dos tambores (música ao vivo: Nir Paris), com o Professor Aires Silva.

Após o workshop a festa continuara com os sons das melhores músicas africanas escolhidos pelo Calú Moreira.,

Cabo Verde em festa, parte II - COLÁ SAN JON

20.06.2012 | by martacacador | B.Leza, cabo verde, Santo Antão