Lançar Diálogos: Crítica de Artes do Espetáculo e Esfera Pública

O colóquio internacional de crítica de teatro, a decorrer nos dias 8 e 9 de junho, pretende lançar a crítica na esfera pública e contribuir para o diálogo entre quem cria, escreve e produz. Artistas, académicos, críticos profissionais e interessados poderão debater acerca da criação teatral contemporânea e as suas múltiplas manifestações.
Serão dois dias de encontro em Lisboa (8 e 9 de junho) e dois dias no Porto (10 e 11 de junho), durante os quais a substância dos trabalhos incluirá vários formatos, como conferências, comunicações, mesas redondas, masterclasses e vários espetáculos no âmbito da programação do FITEI (Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica).

Entrada livre.

Para mais informações, consulte o site.

 

29.05.2016 | by claudiar | artes performativas, colóquio, teatro

ICPSong16 | Conferência Internacional - Canção de Protesto e Mudança Social

A Conferência Internacional Canção de Protesto e Mudança Social (ICPSong’16) insere-se no plano de atividades do 1º ano do Observatório da Canção de Protesto recentemente fundado em Grândola. Realiza-se na FCSH em Lisboa, entre 15 e 17 de Junho de 2016.
A ICPSong’16 propõe reflexão e prática sobre relações diversas entre canções de protesto e processos de mudança social nos séculos XX e XXI, a partir de perspectivas científicas e performativas várias em torno de três eixos temáticos específicos, não se limitando a eles:
1. Resistência;
2. Revolução;
3. Consciência Social.
Com o objectivo de lembrar a experiência histórica que em Portugal levou à instauração da democracia em Abril de 1974, na qual as canções de protesto, então chamadas de intervenção, desempenharam um importante papel enquanto forma de luta, na oposição ao governo ditatorial e à guerra colonial, a ICPSong’16 propõe ainda três áreas performativas em workshops de composição musical, performance e criação de redes através da música.
Envolvendo Ciências Sociais, Humanidades e Artes, os participantes são convidados a apresentar comunicações, painéis, mesas redondas, oficinas performativas e posters, sobre diferentes experiências de concepção, produção e recepção de canções de protesto. São bem vindas abordagens teóricas múltiplas e explorações práticas performativas diversas, integrantes de situações de resistência, revolução e consciência social, local ou no exílio, em espaços regionais, nacionais ou transnacionais, envolvendo canções e músicas de protesto de todos os tipos.

Com um programa académico e social diversificado, com produção e recepção musical variada, entre Lisboa e Grândola, a ICPSong’16 apela também à participação nos vários domínios científicos e performativos, nas línguas da organização (português e inglês), e também em espanhol e francês. Inclui uma visita à emblemática cidade alentejana de Grândola, símbolo de resistência e protesto, imortalizada na canção de José Afonso que serviu de senha, transmitida pela rádio, ao arranque da ação militar da Revolução de 25 de Abril de 1974.

29.05.2016 | by claudiar | conferência internacional, mudança social, música de intervenção, protestos

Léonora Miano em Portugal

No âmbito da Noite da Literatura Europeia, e a convite do Institut Français du Portugal e da Antígona, Léonora Miano, autora de A Estação da Sombra, estará em Lisboa a 4 de Junho, no bar O PURISTA - Barbière (R. Nova da Trindade, 16 C) e, entre as 19:00 e as 00:00, o actor Ricardo Silva lerá excertos da obra A Estação da Sombra. As sessões têm a duração de 10 a 15 minutos e repetem-se de meia em meia hora.

A Estação da Sombra (Prix Femina, 2013) passa-se no coração de África, nas terras do clã mulongo, onde durante um incêndio desaparecem misteriosamente doze homens da tribo. Uma mulher, uma das mães banidas da comunidade, empreende então um longo périplo que a conduzirá à atroz verdade. Odisseia dos vencidos, daqueles cuja sociedade é destruída pela aparição de um odioso comércio instaurado pelos europeus, expõe com crueza as relações entre África e a Europa.

Para agendamento de entrevistas com a autora (dia 4 de Junho, entre as 16:00 e as 18:00), contactar a Antígona.

29.05.2016 | by claudiar | literatura africana

Lançamento de "Racismo em Português - o lado esquecido do colonialismo"

Baseado na série do jornal Público “Racismo em Português”, um trabalho que envolve a rota da escravatura em Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, pela mão de um historiador local, no dia 6 de Junho sai, para a Feira do Livro de Lisboa, a versão em livro deste projecto, ao qual se associou a editora Tinta-da-China. Chama-se Racismo em Português - o lado esquecido do colonialismo.
Nesse mesmo dia 6 de Junho estará também no website a versão multimédia do projecto, com vídeos e animação.


Dia 11 de Junho, às 17h, há um debate na Feira do Livro, com a jurista Romualda Fernandes, o analista Abilio Neto, o artista e activista Flávio Almada.  A apresentação é de António Araújo, pela Fundação Francisco Manuel dos Santos. Dia 9 de Julho, às 18h30, há novo debate na Fnac Chiado com alguns protagonistas do livro: Inocência Mata, Redy Wilson e Miguel de Barros.
O livro só entra no circuito comercial a 24 de Junho.

29.05.2016 | by claudiar | debate, lançamento livro, racismo

Voluntariado no Mundo - Global Citizen

O verão está a chegar. Queres aproveita-lo da melhor maneira? Que tal viajares até outro país para uma experiência de voluntariado?
Faz-te ao mundo com a AIESEC!
O Global Citizen é o programa de voluntariado da AIESEC. Através de uma experiência de voluntariado Global Citizen, terás a oportunidade de criar um impacto positivo em comunidades estrangeiras, enquanto te desenvolves pessoal e profissionalmente. São várias as áreas em que poderás intervir, desde a educação ao combate ao analfabetismo, passando pela sustentabilidade, a saúde, a erradicação da pobreza e os direitos humanos.

Este verão os teus destinos são: Cabo Verde, Paraguai, Brasil, Itália, Malásia ou Colômbia. De que estás à espera para escolher?

Para mais informações, ver aqui.

27.05.2016 | by claudiar | aiesec, voluntariado

Tarde cultural cabo-verdiana

No próximo dia 27 de maio, pelas 14h30, a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa dará lugar à Tarde Cultural Cabo-Verdiana, onde decorrerão várias palestras e actividades dedicadas à cultura cabo-verdiana.

A entrada é livre.

26.05.2016 | by claudiar | cabo verde, FLUL

Afrique-Brésil: histoires connectées, nouveaux dialogues - Appel à communications

Axes proposés pour les communications:

Identités, résistances, émancipation: de quelle manière l’Afrique et le Brésil fonctionnent-ils comme des horizons de pensée pour les œuvres artistiques africaines et brésiliennes concernant les questions de genre, classe, race?

Espaces et cultures, entrelacements et conflits: de quelle manière la littérature, la musique, le cinéma proposent-ils des représentations de l’espace, des villes et/ou de la campagne, et des cultures brésiliennes et africaines entre les deux côtés de l’Atlantique?

Mass media, web et réception: quels sont enjeux dans les pays africains en ce qui concerne la réception des «novelas» (feuilletons) brésiliennes; la télévision et les relations triangulaires entre les pays d’Afrique, l’Europe, le Brésil; les réseaux sociaux et ces mêmes circulations.

Circulations transatlantiques de la littérature et du cinéma: représentations mutuelles, utopies et dystopies, correspondance entre artistes, voyages, carnets de notes ou documentaires, circulation de revues, etc.

Mémoires et empire colonial: de quelle manière la littérature, le cinéma et la musique traduisent-ils les relations entre l’Afrique et le Brésil à partir de la persistance de la question coloniale dans les sociétés contemporaines respectives?

Calendrier:

Date limite pour la soumission des propositions: 30 mai 2016

Confirmation des propositions acceptées: 18 juin 2016

Les propositions de communication, indiquant l’axe choisi, sont à envoyer à: afriquebresil@gmail.com en précisant: nom, prénom, affiliation institutionnelle, adresse électronique, titre de la communication, résumé de 300 mots et une biobibliographie synthétique.

Langues: français, anglais, portugais (avec Power Point en français)

Journée d’études de l’APELA 2016

25.05.2016 | by claudiar | appel a communications

Exposição "Being and Becoming: Complexities of the African Identity"

No próximo dia 25 de maio, pelas 18h00, decorrerá a inauguração da exposição Being and Becoming: Complexities of the African Identity, na Unisa Art Gallery, em Pretória. A exposição, de Paula Assis Nascimento e Raphael Chikukwa, estará patente até ao dia 25 de junho de 2016.

24.05.2016 | by claudiar | arte africana, exposição, identidades africanas

Open Mind Sessions - Conversa com Mathieu Abonnenc

No próximo dia 26 de maio, pelas 18h00, o Hangar recebe mais um Open mind sessions, desta vez com Mathieu Abonnec.

Uma série de conferências/apresentações por artistas e académicas organizadas pela teorizadora cultural Christabelle Peters. Cada sessão é inspirada por uma única coisa – uma obra de arte, uma peça de música, um gesto na dança, etc. – pelo qual estaremos convidadas a tomar uma viagem inspiradora e intelectual através de tempo e espaço a fazer ligações com as culturas e histórias da diáspora Africana. A abordagem baseia-se na ideia de que uma mente aberta pode ver todo um universo num objeto mais ínfimo.

Mathieu Kleyebe Abonnenc dedica-se às hegemonias culturais sobre a qual a evolução das sociedades contemporâneas se baseiam. Através de vídeo, instalações fotografia , desenho, ou exposições , ele explora os princípios por trás da presença dominante de elementos e eventos pré-existentes - nomeadamente os que estão relacionados com a história imperial e as colónias de países ditos “desenvolvidos”.
Para mais informações:Mathieu Kleyebe Abonnenc

24.05.2016 | by claudiar | open mind sessions

Exposição "Rastos", de Lino Damião

No dia 31 de Maio (3ª feira), às 18H30 no CAMÕES/CENTRO CULTURAL PORTUGUÊS (Av. de Portugal nº 50), será inaugurada a exposição individual de pintura RASTOS do artista angolano Lino Damião, que ficará patente ao público até dia 14 de Junho próximo.

A exposição individual de Lino Damião  é uma homenagem ao grande Mestre  das artes plásticas de Angola, Viteix, nome artístico de Vitor Manuel Teixeira, reconhecido como um dos  maiores artistas angolanos no pós-independência, que influenciou e continua a inspirar gerações de artistas. Ocorre  no 23º aniversário da morte de Viteix  e será a primeira de uma trilogia de Lino Damião, inspirada na última exposição individual de Viteix, intitulada  “Restos, Rastos e Rostos”, apresentada em Setembro de 1992, na qual colaborou e que ficou para sempre gravada na sua memória, acalentando-lhe o sonho de um dia poder prestar uma  homenagem ao Mestre. “(…) uma humilde e singela homenagem por tudo aquilo que me ensinou. A ele e a todos os mais velhos com quem tive o prazer de partilhar momentos no seu atelier e que fazem parte de muitas e boas memórias: Álvaro Macieira, David Mestre, Diniz do Amaral (Biló), Jerónimo Belo (tio Gegê), Lopito Feijóo, Luandino Vieira, Manuel Dionísio,  Osvaldo Gonçalves, Tirso do Amaral. A ti, Kandandu Mestre, que saudosas marcas nos deixaste. A ti e a todos os mais velhos um  muito obrigado (…).

 

A exposição é uma viagem pelo percurso pessoal e artístico de Lino Damião, cruzando passado, presente e futuro,  revelando a influência de Viteix, quer no recurso à figuração    mitológica, quer na exploração de cores, formas e símbolos, numa busca incessante de novos sentidos e significados. Lino Damião gosta de citar um velho ditado que aprendeu e confirmou com a experiência de vida:  “tão importante quanto saber o que fazemos, é fazer o que sabemos”.  

Citando Jerónimo Belo, “Lino Damião, à custa de intenso labor e modéstia, ganhou traço e aprendeu a brincar com as cores. Conhece os movimentos artísticos do seu tempo, mas não se filiou em nenhum, colheu de cada um o que necessitava para as suas telas e instalações (…)”. “ (…) A exposição de Lino Damião será certamente um espaço  de afectos, sedimentos de memória e de fidelidade ao seu Mestre: o inesquecível Viteix (…).

23.05.2016 | by claudiar | arte africana, Exposição De Pintura