Norberto Lobo ao Vivo em Lisboa

O Músico Norberto Lobo estará no B.Leza, em Lisboa, com o apoio da Antena 3, para um concerto exclusivo.O concerto será já no próximo dia 31 de Outubro, com início previsto para as 22h30.Os bilhetes custam 8euros e  podem ser adquiridos no B.Leza e nas lojas Flur e Matéria Prima.

30.10.2013 | by joanapereira | antena3, ao vivo, B.Leza, concerto, lisboa, música, outubro

Because of Today de Catarina Laranjeiro no Doclisboa'13

 57’ / Portugal / 2013
Forty years after the war in Guiné-Bissau, those who joined the liberation movement and those who fought in the ranks of the colonial army display a whole range of speeches and irreconcilable memories.
The director will be at the 31st of October screening.
31 OCT. 17:00 - São Jorge - Sala 3

Pavia de Ahos / Because of Today

Catarina Laranjeiro | 57’ / Portugal / 2013 VERDES ANOS

Na Guiné-Bissau, quarenta anos depois da guerra, aqueles que aderiram ao movimento de libertação e aqueles que lutaram no exército colonial põem em cena uma multiplicidade de discursos e memórias irreconciliáveis.

 A realizadora irá estar presente na sessão de 31 de Outubro.

29.10.2013 | by martalanca | Guiné Bissau

A Raça forte, de Wole Soyinka, pelo Teatro Griot - LISBOA

O Teatro Griot estará em cena de 31 outubro a 10 de novembro no Teatro do Bairro com a sua mais recente produção, A Raça forte, de Wole Soyinka, encenação de Nuno M Cardoso. 

 

29.10.2013 | by martalanca | teatro griot, Wole Soyinka

Colóquio Internacional Conhecimento e Ciência Colonial

 

a realizar-se entre 26 e 29 de Novembro, na Fábrica Braço de Prata, em Lisboa.
ver programa no site do colóquio

 

29.10.2013 | by martalanca | ciência colonial

Site sobre o Tchiloli

Florentina, Caixão Grande  (fotografia de Inês Gonçalves)Florentina, Caixão Grande (fotografia de Inês Gonçalves)

Formiguinha, Boa Morte (fotografia de Inês Gonçalves)Formiguinha, Boa Morte (fotografia de Inês Gonçalves)

 

Tendo por base um texto de origem medieval do ciclo carolíngio – A Tragédia do Imperador Carlos Magno e do Marquês de Mântua –, o Tchiloli, da ilha de São Tomé, é não só uma história de morte e traição, mas também uma expressão das artes africanas, que explora a música, o movimento e o corpo como dispositivos de comunicação.

ver o novo site sobre o Tchiloli.com

28.10.2013 | by martalanca | S. Tomé e Príncipe, tchiloli

"Terra Pesada" - Metal in Mozambique


“Terra Pesada” is the story of young heavy metal musicians in Mozambique, a former Portuguese slave colony, and their quest to make their voices heard. We follow them at home, at school, hanging out with their friends, talking about music, politics, HIV/AIDS, the wars, what their lives are like now, the difficulties they face, their hopes, dreams, ambitions, aspirations, and of course there are rehearsals and concerts. Today, 20 years after the peace accord was signed, Mozambique is ranked 184th out of 187 countries on the UN’s Human Development Index, yet it is considered by its Western donors to be one of Africa’s success stories. The fighting may have ended, but the struggle goes on.

28.10.2013 | by martalanca | death metal, Scratch

Crises Lusófonas

por Reginaldo Silva

De Maputo a Lisboa são mais de dez horas nas alturas, onde o homem tem desafiado com bastante sucesso a fúria dos deuses, não obstante todas as aparatosas e trágicas quedas que os seus gigantescos pássaros de ferro têm levado, com a malta toda lá dentro aos gritos, ai,ai, ai, se eu soubesse vinha mazé com meu ruka, porque de comboio também já não está a dar depois do que aconteceu em Santiago de Compostela e de barco muito menos, depois daquele capitão italiano com pinta de Alain Délon ter bazado antes do Costa Concórdia se afundar tão perto da praia.

Como cada vez ando menos nestes estranhos e levitantes aparelhos, que nós chamamos de avião ou de voo, tenho algumas esperanças de nunca figurar nesta estatística das probabilidades de todos quantos não têm conseguido chegar ao destino com os ossos inteiros.

A esta hora da passada quarta-feira em que num bar de Lisboa tomava um capuchino e dava os últimos retoques nestes secos e molhados, lamentavelmente ainda me separavam sete horas de voo até chegar a minha eterna Vila-Alice, sem contar com as do engarrafamento que espero não encontrar tão pesado, considerando que o sábado da minha prevista chegada é um dia mais atípico.
Com o Dhlakama novamente na Gonrogosa, onde se encontrava em gozo de prolongadas férias políticas que, entretanto, de acordo com as últimas notícias, foram subitamente interrompidas esta semana pelas tropas da presidência aberta de Armando Guebuza, deixei a capital moçambicana numa boa para entrar triunfalmente na capital portuguesa na maior, onde me esperava a “crise da pareceria estratégica” decreta por JES em Luanda.
O périplo iniciado no passado dia 10 em Cape Town para participar na gala dos jornalistas africanos 2013 da CNN/Multichoice, prosseguiu assim sem makas nos aeroportos/fronteiras, onde tudo é sempre possível quando andamos sem visto ao abrigo de um acordo especial.

Lembrei-me que a CPLP afinal existe e que nos entendemos razoavelmente bem em português, apesar do tal acordo ortográfico que nos querem impor/impingir.

A solução continuo a defender, é resistir até onde for possível com todos cés e pés no devido lugar.

Keep reading "Crises Lusófonas"

28.10.2013 | by martalanca | crise, lusofonia

DESPORTO E LAZER EM ÁFRICA: ENTRE OS VÍNCULOS DO PASSADO E AS DINÂMICAS DO PRESENTE

III ENCONTRO INTERNACIONAL DESPORTO E LAZER EM ÁFRICA - CALL FOR PAPERS

Até 30 de Maio de 2014

Apresentação

Na sequência de eventos sobre o desporto em África, em 2010 na UFRJ e em 2012 no ISCTE-IUL, o Centro de Estudos Internacionais (ISCTE-IUL) acolherá a realização de 28 a 30 de Outubro de 2014 o III Encontro Internacional do Desporto e Lazer em África subordinado ao tema DESPORTO E LAZER EM ÁFRICA: ENTRE OS VÍNCULOS DO PASSADO E AS DINÂMICAS DO PRESENTE.

Objectivos

O III Encontro Internacional Desporto e Lazer em África tem por objectivos promover o encontro e a troca de experiências, opiniões e de trabalhos entre cientistas, estudantes e interessados nas várias vertentes e implicações das práticas de lazer e desportivas.

Linhas temáticas

Sem excluir outras abordagens, aceitar-se-ão comunicações que se proponham identificar, explicar e situar as mudanças de significado de época para época e de sociedade para sociedade de práticas – outrora como hoje, sacralizadas ou profanas, funcionais e utilitárias ou dissipativas, politicamente acomodadas ou interpelativas dos poderes – com funções de preservação e de reprodução de recursos simbólicos e relações sociais em África.

Além de comunicações sobre a história dos desportos e dos lazeres em África, acolher-se-ão as que inventariarem os avanços da história das disciplinas desportivas e das práticas de lazer no continente africano.

Serão consideradas comunicações que, teórica e empiricamente fundamentadas, abordem as mudanças e/ou continuidades em torno da intervenção política, estatal ou de outras instituições e agentes no desporto desde o colonialismo ao presente.

Por fim, aceitar-se-ão comunicações que repensem a importância política, social, económica e cultural do lazer e do desporto nas actuais sociedades africanas.

Keep reading "DESPORTO E LAZER EM ÁFRICA: ENTRE OS VÍNCULOS DO PASSADO E AS DINÂMICAS DO PRESENTE"

27.10.2013 | by martalanca | desporto

Death Metal Angola no Doc Lisboa

Jeremy Xido | 83’ / EUA / 2012HEART BEAT

O filme segue o sonho de Wilker e Sonia - organizar o primeiro concerto de rock nacional, juntando membros de diferentes tendências da cena hardcore angolana de várias províncias - à medida que este avança, aos solavancos, no cenário bombardeado e minado do outrora imponente Huambo.

03 NOV. 21:45 - São Jorge - Sala Manoel de Oliveira

27.10.2013 | by martalanca | death metal