1ªs Jornadas Científica - Pedagógicas do Departamento de Línguas e Literaturas Africanas, 20 - 21 de Junho 2013

Uma das funções primordiais das Instituições do Ensino Superior é promover e aprofundar o debate sobre as transformações das sociedades contemporâneas. A sociedade Angolana passa, também, por essa dinâmica académico-científica. Nesse âmbito, torna-se imprescindível considerar a interpenetração entre as realidades configuradas pela lógica da construção do Estado-Nação e as dinâmicas político-sociais instauradas pelas contantes mobilidades de pessoas, culturas e circulação de informações produzidas pela sociedade cada vez mais globalizada.

Para tal, urge a necessidade de discutir e fomentar a troca de conhecimentos que contribuam para a edificação, orientação ou mesmo reiteração de categorias conceptuais que façam frente a complexidade dos desdobramentos sociais acima referidos produzidos por essas mobilidades. As relações socioculturais, políticas e económicas construídas na e pela dinâmica do trinómio local, regional e global intensificam as interdependências entre essas dimensões. Além disso, evidenciam as limitações de velhos referenciais cognitivos que foram pensados e desenvolvidos a partir dos limites apresentados pela formação e reprodução das sociedades contemporâneas.

A tarefa a qual as Ciências da Educação, assim como as Ciências Sociais e Humanas se vêm, hoje, obrigadas é a de desenvolver referenciais cognitivos que possam lidar teórica e metodologicamente com a compreensão dos sentidos do movimento ritmado entre instabilidades e estabilidades produzidas pelas novas dinâmicas sociais.

Os debates teórico-metodológicos que se desenrolam na sociedade angolana, resultante de reflexões científicas desenvolvidas pelos investigadores e professores dos diversos ramos que compõem as diferentes áreas do saber permitem a reformulação desses referenciais. Propomo-nos, no entanto, ao fortalecimento desses debates, valorizando, acima de tudo, a inter, multi e transdisciplinaridade entre as três áreas do saber acima referenciadas.

Os trabalhos das 1ªs Jornadas Científico-Pedagógicos assentam na tríade política/ideologia, língua e arte. O desenho das Jornadas convoca a ideia da cultura Bantu fundada na educação, que em seu sentido amplo, assenta na apropriação da cultura, a qual envolve saberes, informações, valores, crenças, ciência, arte, tecnologia, filosofia, direito, costumes, enfim tudo o que a experiência humana proporciona na sua transcendência da natureza.

Pois, é a educação por via da cultura que perpetua a memória como elemento de diálogo intra e inter geracional para a manutenção e a recriação da cultura. Por essa razão, as 1ªs Jornadas convocam o pensamento da língua articulada pela ideologia e política que se sustenta como veículo que assegura o processo da educação, e pela ideia das artes, mais propriamente, a literatura que para além de fazer o que os outros dois
fazem, ela transformam-se como o lado material da cultura.

Para tal, três grandes questionamentos orientarão as reflexões, a saber:

  • 1. Que conteúdos a literatura angolana e as outras do matriz Bantu e não
    só têm, que vão de encontro com o que se pretende/deve ensinar nas línguas e
    das línguas nacionais?
  • 2. Em que língua se vai ensinar a literatura, ou seja, o texto literário ou não literário, na aula de uma língua nacional, e em que língua aparece ou deve aparecer?

3. Os aspectos teóricos baseados na política e na ideologia existentes, até que ponto facilitam ou dificultam o processo de ensino por via do texto, da literatura.

Assim, e no âmbito das actividades de investigação e respectiva disseminação do saber, o Departamento de Línguas e Literaturas Africanas do Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda, realiza nos dias 20 e 21 de Junho de 2013 as 1ªs Jornadas Científico-Pedagógicas do Departamento. Elas pretendem ser um espaço de debate e troca de experiências entre investigadores, professores, discentes e público em geral sobre assuntos relacionados com ensino das línguas e literaturas angolanas e áreas relacionadas.

LEMA DAS JORNADAS

 

As 1ªs Jornadas são convocadas sob o lema “Educação formal em línguas nacionais: Uma maneira de promover saberes e valores baseados na realidade Africana”,

e têm o propósito de promover debates e reflexões em torno do papel da educação formal em línguas nacionais e o seu impacto no desenvolvimento sustentável.

 

As Jornadas têm os seguintes objetivos:

  • Debater e apresentar reflexões sobre a relevância das línguas nacionais na educação formal;
  • Discutir sobre o papel dos ISCEDs e de outras instituições de Ensino Superior na promoção das línguas nacionais e na preservação da cultura nacional;
  • Identificar os principais constrangimentos no ensino das línguas nacionais no sistema de ensino e propor possíveis soluções;
  • Reflectir sobre o estabelecimento interdisciplinar (multiculturalismo e multilinguismo) que permite aumentar qualitativamente o processo de ensino e aprendizagem e o desenvolvimento sustentável.

 

De forma a construir os percursos de formação de conhecimento trilhados pelos investigadores, professores, e outros actores sociais que trabalham no campo das línguas nacionais, nos seus diferentes domínios (políticas educativas, incluindo materiais didáticos; formação de formadores; investigadores em línguas e outras áreas relacionadas), convidamos todos a contribuírem para esta partilha e discussão de ideias, de forma a melhor compreendermos quais as perspectivas e desafios inerentes ao ensino das línguas nacionais e da cultura nacional, em geral e, assim, a melhor nos prepararmos para responder aos desafios que nos são colocados.

Em articulação com este desiderato, as comunicações, articular-se-ão em torno dos seguintes eixos:

 

  • Línguas nacionais: comunicação, ideologia, políticas e ciência
  • Didáticas das línguas nacionais e das literaturas africanas
  • Literaturas orais e escritas em Angola: desafios e perspectivas para ensino das línguas nacionais

 

Resumos das comunicações

 

Os resumos das comunicações, com máxima de 300 palavras, devem ser enviados por correio eletrónico e em formato MSWord procedido das seguintes informações:

 

Nome (s) e sobrenome (s):

Afiliação institucional:

Endereço eletrónico:

Telefone:

Caixa Postal:

Título da comunicação:

 

Data limite de entrega dos resumos dia 05 de Junho de 2013 no seguinte endereço eletrónico:  mbiavangaf@yahoo.com

 

A língua de trabalho será o Português. Contudo, encorajamos os interessados em poder constituir painéis em línguas nacionais como forma de irmos intelectualizando as línguas nacionais de Angola.

 

As Jornadas decorrerão mediante uma Conferência Magistral e vários painéis. Os autores devem indicar se precisarão de meios audiovisuais para apresentação das suas respectivas comunicações.

 

Comissão Organizadora

  • Professor Doutor Mbiavanga Fernando – Coordenador

 

Subcomissão Científica

  • Professor Doutor Zavoni Ntondo – (Coordenador)
  • Professor Doutor Mbiavanga Fernando

 

Secretariado

  • Professor Mestre Francisco Mpaka
  • Estudante Correia M. Pelinganga Adão
  • Estudante Ana Wandala

 

Protocolo, Logística e Administração

  • Lic. Carvalho João Lucas (Coordenador)
  • Lic. Ângela Maria Ukwetasso
  • Estudante Paulino Gouveia A. Miranda

 

Marketing e Imagem

  • Dra. Agnela Barros (Coordenadora)
  • Estudante Eugénio Cardoso

 

 

Proposta de programa das actividades

 

Dia

Hora

Local

Actividade

 

 

 

20

8h30 - 9h30

Sala 21/22

Acreditação

9h40 - 10h10

Sala 21/22

Actividade cultural

10h20 - 11h20

Sala 21/22

Abertura das jornadas

11h30 - 12h40

Sala 21/22

Conferência Magistral

12h40 - 13h50

Intervalo para o almoço

14h00 - 17h00

Sala 21/22

Trabalhos em painéis

 

21

9h00 - 12h00

Sala 21/22

Trabalhos em painéis

12h00 - 13h50

Intervalo para o almoço

14h00 - 16h00

Sala 21/22

Trabalhos em painéis

16h10 - 17h00

Sala 21/22

Encerramento

Tabela1.

 

 

Luanda, 17 de Maio de 2013

 

11.06.2013 | by martalanca | angola, línguas nacionais, literatura africana